terça-feira, 23 de junho de 2009

Banalização do Discipulado Cristão


Discipulado cristão deveria ser o ensino da Palavra de Deus. Pastores e líderes têm a missão de comunicar a mensagem da cruz. De que forma temos recebido o discipulado? Será que de maneira coerente com a bíblia? Somos, como Igreja, chamados a trazer o Reino de Deus gerando outros à imagem do Senhor Jesus. Discípulos então que gerem outros discípulos, de Jesus é claro!

O que temos presenciado é uma grande banalização do que significa discipular. O que está sendo pregado é um evangelho desvinculado da cruz, da dor, da perseguição e ao invés disso pregam textos que podem ser adaptados as suas visões, enfatizando prosperidade, riqueza, poder, estratégias, crescimento em números, etc..

Jesus nos deixou claro que para ter vida era necessário comer da sua carne e beber do seu sangue. O que temos visto são pessoas que não entende a mensagem de Jesus, ou seja, para ser discípulo era necessário internalizar a presença do Cristo. Jesus começa a explanar os fundamentos do discipulado, os desafios e as implicações que teriam sobre os seus seguidores. Era preciso crer que Ele era o pão que desceu do céu. Não era o maná de Moisés, mas o pão que dá vida ao mundo! Essa mensagem se faz urgente em nossos dias onde experimentamos uma busca crescente por Jesus, não pelos riscos da missão, mas de uma forma utilitarista, barganhadoura, cômoda e imparcial.

A nossa missão deveria fazer de cada pessoa um cristão, um discípulo de Jesus. Devemos apenas orientar as pessoas com relação a Palavra de Deus e não aos nossos “achismos”. Alguns líderes negligenciam o ensino da Palavra de Deus aos seus discípulos fazendo com que estes permanecem eternos meninos na fé.

A igreja tem a obrigação de ser um dos meios de Deus para o crescimento das pessoas na graça. Se, em vez disso, ela é um lugar onde são usados textos da Palavra de Deus para adaptar as estratégias da visão da igreja, o povo torna-se carente da Verdade, continuando cativo pelo pecado em alguns casos. Igrejas que se preocupam com o crescimento tendem a pregar mensagens tais como “Sonha e ganharás o mundo”, “Crescimento Explosivo”, “Ganhando multidões” e por aí vai. Tal igreja certamente não glorificará a Deus.