sexta-feira, 3 de julho de 2009

O Caráter Inegociável de Daniel

Um dos maiores personagens do Velho Testamento, com certeza, foi o Profeta Daniel.
Pois este grande homem de Deus, que foi levado à Babilônia pelo Rei Nabucodonosor, quando este tomou a Jeruslalém no reinado de Jeoaquim, era dotado de caráter íntegro e dons proféticos.
Ele foi educado no palácio do rei, interpretava sonhos, foi salvo milagrosamente pelo Senhor Deus na cova dos leões, tinha visões e era um homem de oração.
Mas o que quero destacar na vida de Daniel, foi o momento em que o Rei Belsazar fez uma grande festa aos deuses pagãos da Babilônia e usou os vasos sagrados do Senhor, que seu pai Nabucodonosor tinha trazido de Jerusalém, e acabou afrontando o Deus Vivo.
Nos diz a Bíblia que, durante a mesma festa o Rei teve uma visão que o atormentou muito:
“Na mesma hora apareceram uns dedos de mão de homem, e escreviam, defronte do castiçal, na caiadura da parede do palácio real; e o rei via a parte da mão que estava escrevendo. Mudou-se então o semblante do rei, e os seus pensamentos o turbaram; as juntas dos seus lombos se relaxaram, e os seus joelhos batiam um no outro. E gritou o rei com força, que se introduzissem os astrólogos, os caldeus e os adivinhadores; e falou o rei, dizendo aos sábios de Babilônia: Qualquer que ler este escrito, e me declarar a sua interpretação, será vestido de púrpura, e trará uma cadeia de ouro ao pescoço e, no reino, será o terceiro governante. Então entraram todos os sábios do rei; mas não puderam ler o escrito, nem fazer saber ao rei a sua interpretação.” (Daniel 5:5-8)
Como não houve ninguém, que conseguisse decifrar aquela visão, Belsazar, aconselhado por sua esposa resolveu chamar a Daniel. A seguir, o ápice desta narrativa bíblica: Daniel, ao ser introduzido na presença de Belsazar, ouve do Rei:
“Eu, porém, tenho ouvido dizer de ti que podes dar interpretação e resolver dúvidas. Agora, se puderes ler este escrito, e fazer-me saber a sua interpretação, serás vestido de púrpura, e terás cadeia de ouro ao pescoço e no reino serás o terceiro governante.” (Daniel 5:16)
No que o homem de Deus prontamente rebate:
"As tuas dádivas fiquem contigo, e dá os teus prêmios a outro; contudo lerei ao rei o escrito, e far-lhe-ei saber a interpretação.” (Daniel 5:17)
Que coisa tremenda a atitude de Daniel! Que exemplo nos dá o homem de Deus!
Daniel servia ao Deus Vivo, sem se preocupar com as honrarias humanas, o poder, o dinheiro e fama.
Ele, que antes já tinha recusado a comer do manjar de Nabucodonosor para não desagradar a Deus, agora descarta totalmente os ‘presentes’ de Belsazar. Daniel nos mostra que é possível ser fiel a Deus enfrentando a tentação mesmo vivendo num ambiente pagão e profano como ele vivia na Babilônia. O ambiente pecaminoso daquele lugar jamais iria contaminá-lo, pios ele tinha a sua comunhão com Deus como o centro de tudo em sua vida. Ele interpretou a visão, pois Deus assim o capacitou, mas não aceitou a honra e nem o poder dado pelos homens.
Que o Senhor Deus nos capacite como Igreja para que possamos a cada dia ter a atitude, a entrega e o caráter de Daniel.
Sem concessões.

Fonte: http://despertaigreja.com