terça-feira, 18 de agosto de 2009

Ministério Internacional da Restauração (MIR)

O Ministério Internacional da Restauração é uma igreja evangélica em células com sede em Manaus, presidida pelo apóstolo Renê Terra Nova. Inicialmente conhecido como Primeira Igreja Batista da Restauração de Manaus (PIBREM, fundada em 19 de julho de 1992), o MIR (como é mais conhecido), tem sido a principal referência de Igreja na Visão Celular no Modelo dos 12 (M12), aqui no Brasil e internacionalmente.

Baiano de Serrinha, o apóstolo Renê Terra Nova, líder do MIR (Ministério Internacional da Restauração), tem sob sua autoridade cerca de seis milhões de pessoas espalhadas pelos quatro cantos do Brasil nas igrejas que adotaram a Visão (modelo baseado no Governo dos 12, com células, encontros e discipulado). Inicialmente ligado ao G-12, liderado pelo colombiano César Castellanos, Terra Nova agora atua de forma independente e conta com 355 mil líderes no MIR, fundado por ele. Em 10 anos, apesar dos ataques e oposições, foram muitas as histórias de crescimento e multiplicação de igrejas.
A igreja e seu líder, apóstolo Renê Terra Nova, formam os reponsáveis, junto com a apóstola Valnice Milhomens, em trazer o Governo dos Doze (G12) de César Castellanos ao Brasil. Atualmente a designação do modelo celular liderado por Renê é M12.
A diferença entre a PIBREM e o MIR é que o Ministério da Restauração nasceu em 20 de outubro de 1990, quando o então Pastor Renê e família chegaram a Manaus, quando ainda liderava a Igreja Batista Memorial.
O MIR propaga a visão em células, como um retorno ao cristianismo primitivo. Comemoram e divulgam as festas bíblicas/judaicas, como Festa dos Tabernáculos, Páscoa, Pentecostes, Yom Kippur e Chanucá.
O número de fiéis é de cerca de 40.000 membros somente em Manaus. O MIR dá cobertura espiritual a dezenas de igrejas e ministérios na transição para o Modelo dos 12 de igrejas em células, renovadas ou mesmo tradicionais.
O MIR promove desde o ano 2000 o Congresso de Resgate da Nação, em Porto Seguro (BA), conhecida também como ùtero da Nação, devendo a partir de sua 12a. edição (2011) passar a ser em outras cidades a serem definidas sob orientação espiritual de Yeshua (Jesus, em hebraico, como preferem-no chamar).