terça-feira, 27 de outubro de 2009

Como indentificar uma "profetada"?

Profecia: O profeta bíblico é aquele que recebe uma mensagem do Altíssimo e a transmite para o destinatário.

Profetada: palavra moderna criada para sinalizar uma profecia duvidosa - são imitação da verdadeira mensagem de Deus com a principal diferença: Não tem a revelação de Deus; pode ser de origem humana ou mesmo satânica.

São falsas profecias ou profecias não reveladas por Deus. A “proferição” acontece com certa freqüência em alguns lugares mediante a necessidade do ouvinte de por ouvir uma mensagem verdadeira e edificativa e da coragem de certos crentes que agem como “profetadores”. Estes, em muitos casos, pensam que estão obrigados a profetizar todas as vezes que alguém chegar necessitando de uma palavra.

Os mensageiros que profetizam por si (profecia da carne como é chamada) podem ser os mesmos que já receberam o dom, mas não conseguem compreender que a revelação só é dada sob o princípio da soberania divina. Ele usa a quem, como e quando quer.

Algumas palavras ditas em profetadas por profetadores podem ser proferidas por profeta ou profetiza em profecias; a diferença está na origem, a primeira é “da carne” e a segunda, revelação de Deus. Mas existem palavras ou frases absurdas e sem bases bíblicas que só são proferidas dos profetadores em suas profetadas.

As vítimas de profetadas podem ficar seriamente abaladas. A melhor maneira de não se tornar uma delas é vigiar. A Bíblia tem ensinamentos claros sobre os dons espirituais e sobre a validade das profecias.

São muitos os motivos e pretextos para profetadas. Veja alguns exemplos de profetadas:

“Meu servo! Vou te dar vitória nesta semana; anota isto na tua agenda e tu verás o cumprimento”. A vitória anunciada não aconteceu. O mensageiro pode ter tido compaixão do seu irmão e não querendo vê-lo a sofrer lhe desejou sucesso.

“Servo meu! Tenho contemplado os seus gemidos pelas madrugadas nas tuas orações; vou te dar vitória”. O irmão nunca orava de madrugada. O profeta o julgou pela aparência; naquele culto o irmãozinho estava contrito e lacrimoso.

“Servo meu! Tenho uma grande obra contigo, neste ministério, ao lado do meu ungido". O ouvinte - de outra igreja - era um visitante amigo do pastor e estava dirigindo a festa a seu pedido. O “entregador de mensagem” pensou que ele era co-pastor, vice-presidente ou ministro local.

“Servo! Tenho preparado para ti uma esposa, loira, alta e muito bonita”.
O ouvinte era casado com uma irmã baixinha de cabelos pretos. O profeta não sabia que ele era casado.

“Minha serva, amada de meu Pai! Eis que vou curar aquela tua mãe de tal forma que tu dirás: como pode?”. A mãe estava morta meia hora antes as mensagem. A “profetizadora” e sua ouvinte não sabiam do falecimento.

“Serva! Vou eu te dar este varão que esta sendo gerado no teu ventre”. Na semana seguinte a irmã fez a ultra e o resultado: menina. O mensageiro sabia que a irmã que já tinha dois filhos muito desejava um menino.

Como saber se é profecia ou profetada?

É fácil, porém a resposta pode não ser imediata. Vivemos em um mundo onde a velocidade vem sendo cada vez mais requerida, assim, muitas pessoas não têm paciência de esperar o fiel cumprimento de uma palavra. A veracidade de uma previsão (que não foge aos princípios bíblicos) só pode ser constatada conforme prescreveu Moisés:

“E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou? Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele” (Dt 18.21,22)

Paulo diz que os dons são dados a cada uma para o que for útil – ou o bem comum (1 Co 12.7). A profecia é um dom (1 Co 12.10) e que Deus dá a cada uma como quer (1 Co 12.11). Fazendo uma analogia com o corpo humano Paulo deixa claro que não há hierarquia entre os dons e ninguém é maior por portar um deles (1 Co 12.12-30). É permitido procurar os melhores dons (1 Co 12.31), manda aspirar ao de profetizar (1 Co 14.10), mas o apóstolo apresenta um caminho mais excelente que é o amor (1 Co 13).