terça-feira, 20 de outubro de 2009

O que acontece quando você toma Coca-Cola?

É uma ótima pergunta não é? Eu mesma sou uma “Cocólatra” assumida e quando li a respeito confesso de fiquei intrigada! Imagine você com muita sede, todo suado, precisando de algo para refrescar-se. Eis que encontra um barzinho onde a Coca-cola (de garrafa de preferência) está geladinha. Você toma de uma só vez todo o conteúdo da garrafa e…

Nos 10 primeiros minutos: 10 colheres de açúcar golpeiam seu organismo e saiba que você só não vomita imediatamente todo o conteúdo, porque o ácido fosfórico existente na Coca-cola inibe o sabor do açúcar.

20 minutos: seus altos níveis de glicose causados pela ingestão de Coca-cola provocam uma “revolta” na sua insulina e seu fígado responde a isto absorvendo todo açúcar que consegue.

40 minutos: a absorção de cafeína é completa. Suas pupilas dilatam e sua pressão arterial sobe e, como resposta a isto, seu fígado envia mais açúcar para a sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina em seu cérebro agora são bloqueados, o que evita que você sinta sono.

45 minutos: seu corpo aumenta a produção de dopamina (neurotrasmissor estimulante do sistema nervoso central) que excita os centros de prazer do seu cérebro. E acreditem, é o mesmo efeito que drogas como heroína tem no organismo.

60 minutos: o ácido fosfórico ataca o cálcio, magnésio e o zinco em seu intestino proporcionando um aumento do metabolismo. O resultado disto é perda de cálcio pela urina devido as altas doses de açúcar e substâncias artificiais presentes no organismo.

65 minutos: quando essa reação louca dentro do seu organismo termina, você poderá se sentir irritado e/ou desanimado. Você agora também precisa se livrar de toda a água que estava na Coca-cola. Mas não antes desta água arrastar substâncias nutritivas valiosas para seu corpo que poderiam aumentar a capacidade de produção de ossos e dentes mais fortes. E tudo isso ainda é seguido de inúmeras reações metabólicas conseqüentes dos choques de cafeína (que pode piorar muito se você for também fumante).

Fonte: http://sciences-blog.blogspot.com/