quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Lidando com o stress


Por Mike Wall


"Se formos lançados numa fornalha de fogo ardente, o Deus ao qual servimos pode nos livrar." (Daniel 3:17).

As pessoas envolvidas em situações de desastres têm de lidar com altos níveis de ‘stress’ e por isso é útil que se compreenda o que é o ‘stress’ e como podemos lidar com ele.

Três tipos de ‘stress’

Muitas situações do dia a dia nos causam ‘stress’. Sentimos ansiedade, que é saudável e necessária quando deparamos com situações novas tais como começar um novo emprego ou encontrar um novo grupo de pessoas. Este tipo de ‘stress’ na verdade nos ajuda a responder e a lidar duma melhor forma com estas situações novas. Podemos chamar este tipo de ‘stress’ de stress produtivo.

No entanto, quando o nível deste tipo de ‘stress’ aumenta, nos sentimos mais e mais sob pressão. Com o passar do tempo ficamos mais e mais preocupados. Chegamos a um ponto onde já não conseguimos mais lidar muito bem com estas situações difíceis. Toda a nossa energia é consumida com a nossa própria sobrevivência. Este tipo de ‘stress’ pode ser chamado de stress não produtivo.

Se o nível de ‘stress’ continua a subir, há ainda um outro nível de ‘stress’ que podemos chamar de stress paralisador. Neste estágio a pessoa está a ponto de ter um esgotamento e não tem condições de trabalhar. Esta situação extrema requer a ajuda dum especialista.

O diagrama abaixo mostra estes três tipos de ‘stress’. Entre o ponto A e o ponto B a pessoa se encontra em suas melhores condições para o trabalho. Após o ponto B, a pessoa trabalha cada vez e menos eficazmente. A verdade é que não existem mudanças bruscas de comportamento que nos indicam que uma pessoa passou para o ‘stress não produtivo’. Há no entanto, alguns sintomas de advertência.

Sintomas de advertência de ‘stress’

Sintomas físicos…

aftas
dores de cabeça
cansaço
dificuldade para dormir
ataques de pânico

Sintomas mentais…

sentimento de fracasso
raiva e ressentimento
desejo de fugir duma determinada situação
incapacidade de concentrar no que alguém está dizendo
suspeitar dos outros
dificuldade em tomar decisões
depressão

Sintomas espirituais…

Deus parece estar distante e não se importar
falta de entusiasmo para servir a Deus
perda de alegria no relacionamento com Deus
ênfase no castigo de Deus mais do que na Sua misericórdia
Outras pessoas podem não perceber nenhum destes sintomas por muito tempo. A pessoa pode ter uma combinação dos sintomas mencionados, mas geralmente estes sintomas não se apresentaram antes que a pessoa começou a enfrentar a situação de ‘stress’.

Como lidar com o ‘stress’

Peça a Deus para que lhe dê recursos extra para o ajudar com a situação difícil que você enfrenta. Ele prometeu nos equipar com tudo que necessitamos para servi-lo.
Se possível, tente livrar-se de parte do ‘stress’. Por exemplo, se houver dificuldades no relacionamento com um colega de trabalho, tente conversar abertamente com ele sobre o problema. É claro que no caso dum desastre, pode não ser possível se livrar do ‘stress’.

Desenvolva formas de lidar…


Dê atenção à sua saúde e encontre tempo para descansar.
Converse com outras pessoas sobre o que você sente.
Avalie a maneira como trabalha. Você está estabelecendo objetivos impossíveis de serem alcançados ou não está sendo realista quanto ao tempo necessário?
Aprenda a delegar e a dividir responsabilidades.
Conte as suas bençãos, não os seus problemas, e viva a cada dia de cada vez.
Esteja aberto para receber ajuda, apoio e encorajamento dos outros – amigos, familiares, pessoas da igreja e colegas de trabalho.

Mike Wall é responsável pela Disaster Response Unit (emergências e desastres), Tearfund, Inglaterra.

Fonte: TILZ
--------