segunda-feira, 14 de junho de 2010

Benefícios da Soja para Mulheres

A História: Cultivada pelos chineses há mais de cinco mil anos, a soja é um dos alimentos mais completos e versáteis que o homem conhece. Considerada um alimento funcional, a soja e seus derivados são ricos em proteínas de alta qualidade, minerais como ferro, cálcio, fósforo, potássio e vitaminas do complexo B.

Redução de Doenças: Vários estudos recentes têm demonstrado que o consumo de produtos derivados da soja está associado à redução do risco de inúmeras doenças, como diversos tipos de câncer, doenças cardiovasculares, diabetes e mal de Alzheimer.

Segue a relação de benefícios do consumo de soja para a saúde da mulher:

* Diminuição do Risco de Câncer de Mama: Estudos mostram que o consumo de soja desde a puberdade favorece a redução do risco de câncer de mama até a vida adulta. Um exemplo disso são as mulheres asiáticas que, por terem soja em sua base alimentar, apresentam menor incidência do que as mulheres ocidentais. Estudos feitos na China e no Japão mostram que o consumo diário de 60 a 80 mg de isoflavonas, substâncias fitoquímicas presentes na proteína de soja, pode reduzir em até 22% o risco de câncer de mama. Além de ajudar a reduzir o risco de câncer de mama, as Isoflavonas também reduzem a incidência de outros tipos de câncer como de pulmão, colo, reto, estômago e próstata.

* Diminuição dos Sintomas da Menopausa: O consumo deste alimento pode reduzir a frequência e a intensidade de ondas de calor na menopausa, além de abrandar outros sintomas como suor excessivo, insônia, depressão e irritação. Em alguns casos, foi verificado também um alongamento do ciclo menstrual. Enquanto cerca de 85% das mulheres ocidentais dizem ter sintomas desagradáveis na menopausa, apenas 25% das mulheres orientais reclamam dos mesmos sintomas.

* Diminuição de Doenças Cardiovasculares e Osteoporose: A redução da produção do hormônio feminino também traz outras ameaças para a mulher: a osteoporose e as doenças cardiovaculares. Em ambos os casos, o consumo de soja é benéfico. Exames de densiometria óssea comprovam que o consumo de soja diário retarda a osteoporose decorrente da idade e reduz a perda óssea. Nas doenças cardiovaculares, ela reduz a taxa de colesterol e evita a formação de placas de gordura nas artérias.

Pesquisa: Em uma pesquisa feita em 1999 pelo ginecologista Kyung Koo Han e colaboradores, foram realizados estudos em 80 mulheres que apresentavam sintomas clínicos e laboratoriais decorrentes da menopausa. Essas pacientes foram subdivididas em dois grupos de 40 participantes cada, onde o primeiro recebeu doses diárias de 100 mg de isoflavonas e o segundo recebeu apenas placebo (líquido sem qualquer ação específica no paciente). Avaliações clínicas em 80% das mulheres do primeiro grupo mostraram melhoras nos sintomas indesejáveis da menopausa, enquanto que, no segundo grupo que recebeu o placebo, apenas 12,5% das mulheres apresentaram resultados positivos. Os níveis de colesterol sanguíneo também diminuíram em 35 pacientes do primeiro grupo, o que corresponde a 87,5%, enquanto no segundo grupo, essa diminuição foi de apenas 32,5%.


-------------------