domingo, 18 de julho de 2010

Como lidar com a inveja alheia?

Por Pr. Diogo Dantas

Todo objeto de desejo é invejado, quer seja um bem material, uma qualidade pessoal ou ate mesmo um atributo físico, tudo passa pelo crivo da inveja alheia. E apesar de a inveja ser um indicador de sucesso, o invejado não se deve iludir com a massagem que ela causa no ego. A inveja é um sentimento perigoso, muitas vezes destrutivo. Já vi coisas malignas e horrendas acontecerem quando a inveja se fez presente.
Já dizia o sábio rei Salomão "O furor é cruel e a ira impetuosa, mas quem poderá enfrentar a inveja?" (Provérbios 27: 4)

Sei que a maior vitima da inveja é o próprio invejoso (Leia Provérbios 14.30), mas a proposta hoje é ajudar o invejado. Deixo aqui conselhos bíblicos de como lidar com a inveja alheia.

Não estimule a inveja

Ninguém esta livre de ser invejado, basta ter algo que chame atenção. O primeiro a ser invejado foi o próprio Deus. Porém não a estimule. Ela é perigosa! Não confunda inveja com admiração, pois esta gera aplausos, aquela gera golpes. Também deve se ter em mente que a inveja pode se tronar uma doença que fará o invejoso sofrer muito, não seja responsável por isso. Ocultarei meus méritos? Não! Apenas aja com naturalidade, sem exposição desnecessária, sem provocações, sem humilhações. Viva com singeleza, reconhecendo que tudo vem de Deus. (Leia Tiago 1.17)

Não pague mal por mal

Há quem pense: “já que ele torce contra mim eu torço contra ele”. Uma forma de vencer a inveja é torcer e cooperar pelo sucesso de quem quer lhe ver no chão. Assim você irá plantar uma poderosa semente de amor no coração do invejoso, que deverá ficar constrangido. Observe o que diz a respeito o apóstolo Paulo:

"Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de
beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça."
(Romanos 12 : 20)

Quando Paulo diz “Amontoarás brasas de fogo sobre sua cabeça” ele está afirmando que o que lhe deseja mal sentirá como que um fogo ardente em sua consciência quando receber de você o bem. Deixe o invejoso com a consciência “queimando”.

Paulo continua seu texto com um versículo impressionante:

Romanos 12.21 “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”.

O bem vence o mal!

E se mesmo fazendo o bem eu continuo a ser perseguido? Confie no Senhor, ele cuida de fazer cada homem colher o que planta (Leia Gálatas 6.7), plante o bem.

Vença a inveja com oração

É importante fazermos algumas considerações finais sobre a inveja que nos levarão a necessidade de orar. Primeiro, temos de pensar que nem sempre nos sabemos de onde vem a inveja, a inveja muitas vezes está implícita. Existem mais invejosos escondidos do que expostos cercando sua vida. Veja a interessante frase do jornalista Zeunir Ventura: “O ódio espuma. A preguiça se derrama. A gula engorda. A avareza acumula. A luxúria se oferece. O orgulho brilha. Só a inveja se esconde”.

Por essa “capacidade” de viver secretamente, às vezes mais perto do que imaginamos. É precisamos orar constantemente a Deus, que tudo sabe e que sonda os corações (Leia salmo139). Devemos pedir que Ele abra os nossos olhos e nos proteja de ações maliciosas. Existem casos de pessoas que sofrem com ataques invejosos de seus “melhores amigos”, sem nem desconfiar.

A inveja também nos leva a oração por misericórdia do invejoso, pois como já dissemos a inveja pode se tronar uma doença destrutiva, e o invejoso pode também estar sofrendo influencias de espíritos malignos, como aconteceu com o invejoso e endemoninhado rei Saul (Leia 1 Samuel 16). Oremos para que sejam sarados e libertos os que sofrem com esse sentimento na alma. A oração do justo tem grande poder diante de Deus( Leia Tiago 5.16).

Veja o que Jesus disse:

"Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;" (Mateus 5 : 44)

O assunto é vasto na bíblia e merece ser estudado com profundidade. Uma infinidade de outros aspectos do tema ainda podem ser abordados para que mais dúvidas sejam respondidas.

Recomendo que leia na bíblia a historia do profeta Daniel, que venceu a inveja com uma postura justa e muita oração.

Que Deus, em Cristo, lhe guarde e lhe encha de sabedoria.

Fonte: Blog do Pr. Diogo Dantas
-----------------