quinta-feira, 29 de julho de 2010

Cuidado, seu pastor pode surtar a qualquer momento!

O título acima pode parecer irônico ou desrespeitoso, mas estamos falando sério. De vários campos do Brasil, chegam-nos notícias de pastores à beira de um ataque de nervos, cujas ovelhas temem que em um dia de fúria, depressão ou desespero, aconteçam fatos mais graves do que alguns dos que já noticiamos aqui.

Há pastores estressados, com os nervos em frangalhos e a família a ponto de implodir. Pastores em tratamento psicológico e psiquiátrico. Pastores com freqüentes crises de depressão, que se desmancham em lágrimas durante os sermões. Pastores dependentes de remédios de tarja preta, sujeitos a seus efeitos colaterais. Casos isolados, mas não raros, de pastores que até pensam em suicídio...

Na maioria dos casos, o desequilíbrio se deve a intensos conflitos interiores de homens que, um dia, sentiram-se chamados por Deus para uma missão especial, mas hoje se vêem massacrados por uma Organização que os oprime com freqüentes cobranças numéricas: alvo de dízimos, de ofertas, de batismos, etc. Imaginaram que trabalhariam diretamente para Deus, mas já se desiludiram, percebendo-se meros funcionários de uma Empresa IASD, Instituição Arrecadadora do Sagrado Dízimo.

Outros vêem-se em crise por serem obrigados a agir injustamente, de modo contrário aos princípios bíblicos, ao lidar com supostos "dissidentes", cujas reivindicações sabem ser justas e cujas denúncias reconhecem ter fundamento. Pastores que já perceberam a apostasia doutrinária e administrativa da Igreja, mas sentem-se de mãos amarradas para tentar mudar qualquer coisa.

Sei de pastores amedrontados diante da possibilidade de ter que começar do zero, caso virem a mesa e deixem a Organização. Conviria abrir mão da estabilidade financeira da família em troca da paz de consciência individual? E se Deus não me abençoar lá fora? São inquietações que rondam a cabeça de muitos pastores. Alguns têm dúvidas inclusive acerca de sua vocação pastoral...

Há também pastores distantes de Deus, buscando soluções humanas para suas crises e receitando-as aos membros de seu distrito, em lugar da mensagem bíblica. Pastores que pregam o poder do otimismo, conceitos da neurolinguística, valor da terapia em "pequenos grupos", a necessidade de auto-estima, etc, como se todos esses fossem ensinos da Bíblia. Pastores que fazem do púlpito um divã para a confissão de suas mazelas e desesperança!

São todos pastores que precisam de ajuda. Pastores pelos quais devemos orar e aos quais devemos tentar encaminhar a Jesus Cristo, que disse: "Vinde a mim, todos os que estais cansados todos, inclusive pastores! e eu vos aliviarei."


---------------------------