quarta-feira, 21 de julho de 2010

Diagnóstico precoce do câncer com até 05 anos de antecedência

Com apenas dez mililitros de sangue se pode obter o diagnóstico de câncer. Uma equipe de investigadores britânicos desenvolveu um novo sistema de diagnóstico que consegue detectar o tumor com até cinco anos antes de ser detectado pelos métodos convencionais. Após o sucesso dos primeiros exames nos Estados Unidos essa nova técnica será introduzida definitivamente naquele país.

Atualmente, é comum se iniciar o tratamento contra o câncer quando os sintomas físicos da doença já se desenvolveu em mais de dois terços. As chances de cura nesses casos são muito pequenas. Depois de 15 anos pesquisando como o corpo reage nas fases iniciais de desenvolvimento de um tumor, os cientistas do Kansas e Nottingham desenvolveram um novo método, que sem dúvida vai revolucionar o mundo da doença: o diagnóstico com antecedência de até cinco anos em relação aos métodos convencionais.

O sistema é baseado na forma como o corpo responde imune as fases iniciais do desenvolvimento do tumor. Os cientistas, através do estudo dos antígenos que provocam a resposta imunológica e a separação posterior de anticorpos, conseguiram mais rapidamente diagnosticar o desenvolvimento do tumor futuro. Basicamente, a combinação de diferentes antígenos implica na presença de um câncer, que com a análise de apenas 10 ml de sangue é prontamente detectado.

Este novo método consegue o diagnóstico precoce da doença com até cinco anos antes dos métodos convencionais, conforme relatato recentemente do jornal El Mundo. Embora tenha sido projetado inicialmente para detectar somente câncer de pulmão, o sistema teve eficácia comprovada para vários outros tipos de câncer.

De acordo com o diretor de pesquisa e especialista em câncer de mama, John Robertson, esta nova tecnologia vai melhorar a detecção de 90 por cento dos cancros. "Atualmente, quando detectamos o câncer já é demasiadamente tarde, porque o tumor tem se desenvolvido tanto, que já é tarde demais para impedir o seu crescimento", disse Robertson.

Os resultados da pesquisa realizada, será apresentado esta semana na reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica a ser realizada em Chicago.

Fonte: Portal Delta G
--------------------------------