quinta-feira, 21 de outubro de 2010

EUA pedem suspensão de liminar que permite gays assumidos no Exército

Juíza suspendeu política que veta homossexuais declarados no Exército.
Para governo Obama, decisão pode causar mais problemas a militares gays.


O governo do presidente Barack Obama pediu a um tribunal de apelações federal, nesta quarta-feira (20), a suspensão da decisão judicial que suspendeu a política "Don't ask, don't tell", que proíbe a presença de homossexuais assumidos nas Forças Armadas.

A administração de Obama argumenta que é a favor da revogação da política, no entanto, diz que deixar a decisão da juíza Virgínia Phillips avançar de imediato poderia ser um problema maior para os militares.

Deixar a decisão judicial em vigor agora "iria criar uma enorme incerteza sobre o status dos militares, que poderiam revelar sua orientação sexual confiando na decisão do tribunal distrital", argumenta o Departamento de Justiça no recurso judicial.

Após a decisão da juíza, o Pentágono anunciou na terça-feira que começaria a aceitar alistamentos de homossexuais, mas advertiu aos possíveis novos recrutas que a medida ainda pode ser revertida. Mesmo assim, nesta quarta, homossexuais começaram a se alistar nas Forças Armadas.

Entidades de defesa dos homossexuais também vêm alertando militares gays que não revelassem sua orientação sexual, já que a derrubada da decisão judicial e a volta da política "Don't ask, don't tell" poderia provocar uma nova série de demissões.

"Efetivamente, desenvolver formação adequada e orientação com relação a uma mudança na política levará tempo e esforço", acrescentou o documento do tribunal. "A liminar da Corte do Distrito não permite tempo suficiente para essa formação ocorrer, especialmente para os comandantes e militares servindo no combate ativo."


Fonte: AP
----------------------------