quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Ex-muçulmana: Proposta de que o Islã é tolerante é falacioso, perigoso

Ativista e autor bem conhecido, Ayaan Hirsi Ali, fez o argumento de segunda-feira no National Press Club, enquanto guardas de segurança estavam na parte de trás do salão. Um crítico ferrenho do Islã, Hirsi Ali tem vivido sob uma fatwa, um decreto religioso ou neste caso uma ordem para matar, por anos.

O nativo da Somália abordou a questão "O Islã é uma religião da tolerância?" para destacar a dimensão política da fé amplamente praticada.

"Estou frustrado com a crença contínua e, penso, a auto-ilusão de que o Islã é apenas uma religião," disse ela. "O Islã é mais que uma religião Ela tem uma dimensão espiritual ... mas há uma outra dimensão ao Islamismo - ... Uma dimensão política."

Em termos gerais, a tolerância religiosa é entendida como a vontade de reconhecer e respeitar as crenças e as práticas dos outros, observou ela. Mas existem diferentes níveis de tolerância, acrescentou.

"Por exemplo, se você se opõe à fumar você pode pensar em si mesmo como tolerante com os fumadores, mas é diferente quando você permite um fumante em sua casa ... de fumar," apontou o agora ateu.

O Profeta Muhammad definiu o estado de paz e tolerância como um momento em que o mundo todo se submeta a Deus e abrace o Islã, disse Hirsi Ali, que fugiu de sua família muçulmana e um casamento arranjado na casa dos vinte anos e buscou asilo na Holanda.

"Essa palavra 'Paz,' ‘tolerante’ não é definida no Islã como você a define no Ocidente," explicou. "Isso não significa cessar-fogo ou compromisso. Isso é temporário.

No Islã, o caminho para alcançar a paz é através de assentamento, jihad, e a instituição da sharia (lei islâmica), explicou.

E antes a afirmação de islamização universal, "é dever de todos os homens muçulmanos travar guerra" - e não apenas pelo porte de armas, mas pela pregação e persuasão," acrescentou.

"A proposição de que o Islã é tolerante não é apenas falaciosa, mas também é perigosa," ressaltou Hirsi Ali.

Citando quatro principais fontes da jurisprudência islâmica, incluindo o Alcorão e o Hadith, o ex-muçulmano disse que encontrou comandos explícitos para conquistar e orientações de como proceder para isso. As fontes também descrevem em detalhes como Muhammad, que realizou mais de 60 campanhas militares, derrotou seus inimigos. Ela também encontrou táticas de guerra, o conceito de decepção, a legislação sobre prevenção do crime, a punição de comportamento, como o enforcamento de apóstatas e o apedrejamento de adúlteros, e leis que regem a matéria de família, como divórcio e casamento.

Enquanto os políticos dos EUA centram sua atenção nas milícias armadas, como a Al-Qaeda e o Hamas, outros grupos como a Irmandade Muçulmana e organizações não-governamentais - que "adiaram" a violência e escolheram um método de pregação, assentando-se e infiltrando-se lentamente - estão sendo negligenciados, observou ela.

"A idéia de que o Islã é [de paz], tolerante e compatível com a teoria política ocidental e os valores, eu acho, parece ser mais útil como uma estratégia e não como uma busca da verdade," ressaltou.

Essa estratégia, explicou, é a seguinte: Dado o fato de que há mais de um bilhão de Muçulmanos no mundo, que o mundo está se globalizando a um ritmo acelerado, e que a América é um império modelo (que não acaba com os inimigos), nós (os EUA) devemos praticar auto-contenção e usar suas habilidades políticas, diplomacia e ferramentas de persuasão, até sermos capazes de contornar o conflito.

"A esperança é que seremos capazes de pacificar o Islã."

Nada, disse ela, ira mais as elites muçulmanas do que a crítica ao Islã. Diferentemente de outros grupos religiosos, os Muçulmanos não apreciam o questionamento da perfeição moral do Alcorão e Maomé.

Embora ateu, Hirsi Ali tenha defendido a conversão dos Muçulmanos ao Cristianismo. Esclarecendo a sua posição na segunda-feira, ela disse que apoia "a abertura da competição."

"[Os Muçulmanos] querem ter o monopólio completo sobre os imigrantes muçulmanos que vieram para os EUA não para espalhar o Islã, e não para assentar ou infiltrar, mas para levar uma vida normal e pacífica," disse ela. "Para eles incorporarem todos os diversos grupos étnicos, eles precisam obter ... para eles rapidamente e convencê-los da agenda sharia."

"O que podemos fazer é abrir a concorrência," continuou ela. "Em um país como os Estados Unidos, você é livre para vender sua teoria política ou filosofia. Nós estamos indo para ir para essas mesmas comunidades e informá-los sobre outros concorrentes ... filosofias e desafio [do] os princípios do Islã. Você pode iniciar a concorrência como um Cristão, como um humanista, como uma feminista."

Hirsi Ali é aberto a Cristãos converterem Muçulmanos porque o Cristianismo "evoluiu do absolutismo para a tolerância, a compaixão, a paz," disse ela.

Ela descobriu que a maioria das pessoas não querem ser um ateu.

"Estou apenas reconhecendo que o Deus cristão passou pela reforma, passou pelo Iluminismo," acrescentou. "Em geral, as coisas têm evoluído ao ponto onde eu acho que a religião cristã, especialmente como ela é praticada no Ocidente, é muito mais atraente e muito menos perigosa do que o deus islâmico.

"Dado o fato de que isso é quase uma batalha perdida, porque não estamos tendo eles (os muçulmanos), em ... e dado o fato de que há Cristãos muito moderados, que oferecem a combinação de uma satisfação espiritual com a modernidade e respeito e sacralidade da vida, a liberdade e os direitos humanos, eu acho que seria errado e negligente não envolver os Cristãos a irem além da demografia de 1,57 bilhão de Muçulmanos que hoje, penso eu, muitos deles estão buscando um conceito de Deus e agora estão apenas começando a Deus."

A aparência de Hirsi Ali vem apenas semanas depois que ela participou de um debate sobre se o Islã é uma religião de paz, no Skirball, Centro de Artes Performáticas da Universidade de New York. Seu último livro, Nômade: Do Islã para a América - Uma Jornada Pessoal Através do Choque de Civilizações (From Islam to America – A Personal Journey Through the Clash of Civilizations ), foi lançado este ano.


Fonte: Christian Post
---------------------------------