sábado, 27 de novembro de 2010

Santa Ceia quem pode participar?

Quero adiantar que não é mencionado nas escrituras sagradas e nem escrito que para participar da ceia do Senhor precisa ser batizado.

Vejamos: Que em determinadas igrejas, os lideres impõe condições e critérios para que os membros (irmãos) possam participar da ceia. Exemplo: Ser batizado, ter a união civil legalizada perante a lei, determina certa idade, estar com o pagamento do dízimo legalizado, e outras doutrinas criadas pelo homem, e com isso, acabam deturpando a palavra de Deus, a qual em I Coríntios 11.28 e 29, diz:

"Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor."

Amados, qual o seu discernimento sobre esta palavra: "Examine-se, pois, o homem a si mesmo?"
Posso eu como Pastor proibir alguém a participar da ceia do Senhor? Vejamos o que diz o versículo seguinte:

"Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou. E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia.De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia." (João 6:37-40)

Assim continuaremos a analisar mais as escritura. Vejamos: que as crianças que foram até Jesus e os discípulos as impediram e Jesus disse:

"Então, lhe trouxeram algumas crianças para que as tocasse, mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele. Então, tomando-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava." (Marcos 10:13-16)

Qual é o homem capacitado para julgar a consciência de outrem? Se alguém tomar a liberdade e desejo de participar da ceia estando em pecado, esse irmão irá prestar conta a Deus por sua insensatez. Assim, a única pessoa que tem capacidade para saber e decidir se poderá participar da ceia ou não é o próprio irmão”. Porque a palavra do Senhor aos Romanos 8.1 diz:

"Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito."

É interessante lembrar que muitos confundem a salvação com o batismo, mas vejamos o Evangelho de Marcos, capitulo 16:16

"Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado."

Então se você crer, você já está livre da condenação e portanto apto a desfrutar de todas as prerrogativas de um filho de Deus, entre elas, participar da ceia do Senhor. Portanto a única restrição que podemos ver à luz das Escrituras é primeiro ser um salvo o qual damos inicio com em Romanos 10:9 diz:

“Se, com a tua boca, confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos serás salvo”.

A outra restrição é entre você e Deus, portanto examine-se a si mesmo e participe ou não, pois a função da santa ceia é trazer na memória dos amados irmãos que o corpo de Cristo foi partido por nós e seu sangue foi dado por nós devemos honrar o sacrifício de Cristo e procurar ter uma vida digna, honrada e viver na presença do Senhor. E divulgar o evangelho.



Fonte: Blog do Pastor Paulo Castro
--------------------------------