sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Quer construir um casamento forte?

Você sabe aquela última piada sobre o casamento? Qual internauta ainda não recebeu, sem pedir, uma lista de anedotas ou frases que denigrem o casamento? Querem saber minha reação quando recebo ou ouço uma piada desse gênero? Deleto ou devolvo com um dado que mostra os benefícios do casamento na vida das pessoas. Por exemplo, você sabia que uma pessoa que vive num casamento feliz tem probabilidade de viver, em média, mais quatro anos do que pessoas sozinhas? O problema não é o casamento, pois foi Deus quem o idealizou. Tudo o que Deus fez é bom. Quando um divórcio acontece, não é que o casamento, como instituição, tenha falhado, mas as pessoas que estiveram envolvidas nele é que falharam. Como construir um casamento que funciona? É a pergunta de muitos casados e daqueles que sonham e idealizam um casamento de sucesso. Eis algumas dicas:

Priorizem o casamento

Muitos priorizam o trabalho, os amigos, os filhos e outras instituições, mas não o cônjuge. Isso é péssimo para o casamento. Depois do relacionamento com Deus, o relacionamento mais importante é o conjugal. Os filhos, o trabalho, os amigos e a igreja são importantes, mas o relacionamento conjugal é o mais importante.

Procurem apreciar constantemente seu cônjuge

Quantas vezes, numa relação conjugal, só estamos atentos aos erros do outro e nunca vemos o que é belo, o que dignifica, o que nos faz felizes, o que é digno de ser imitado? “O elogio é um fator básico de união em todos os relacionamentos do casamento feliz”, afirmou acertadamente o escritor cristão John Drescher. Procure as atitudes boas do seu cônjuge, verbalize sua apreciação e, assim, estará construindo um casamento de sucesso.

Aprendam a se comunicar

Vivemos na era da comunicação. Temos Internet, satélites, telefones celulares, mas não sabemos comunicar nossos sentimentos, gostos e anseios no casamento. Às vezes, achamos que o outro tem a obrigação de saber o que sentimos, o que nos desagrada e o que nos dá alegria. Ao se comunicar, procure externar os seus sentimentos e não acusar o outro de alguma falha ou atitude.

Resolvam os conflitos com sabedoria

Em todas as relações humanas existem conflitos.. No casamento, os conflitos acontecem sistematicamente. O importante, quando os conflitos aparecem, é saber resolvê-los de tal forma que ambos saiam vencedores. Na solução de um conflito, são importantes três atitudes: Disposição para o diálogo, negociar e saber ceder.

Cultivem a intimidade conjugal

Intimidade conjugal é muito mais do que relação sexual. Intimidade é saber os gostos, as preferências, o que causa aborrecimentos, os traumas do passado, os ideais do futuro, a viagem dos sonhos, os nomes dos amigos do cônjuge. Quantos estão casados há anos, mas não sabem coisas mínimas do outro, como por exemplo, a refeição preferida?

Dediquem tempo juntos

Sabem aquela história de que é mais importante qualidade de tempo do que a quantidade dele? Esqueça. O importante, no casamento, é dedicar quantidade e qualidade de tempo. Como uma relação poderá ser mantida se, muitas vezes, um dos cônjuges dedica mais tempo ao trabalho, aos amigos ou até mesmo à igreja?

Cultivem a vida espiritual

Casamento não é só união de dois corpos, mas de duas vidas. Casais que querem fortalecer a vida conjugal precisam cultivar juntos uma vida espiritual que agrada a Deus. Neste sentido, três atitudes são importantes: leitura da bíblia, oração e participação nos trabalhos de uma igreja que segue os princípios da Palavra de Deus.

Cultivem tradições conjugais.

Cultivar tradições conjugais é fazer aquelas coisas que fortalecem o casamento, como, por exemplo, viagem anual de lua-de-mel, sair regularmente para um passeio a dois, lembrar e comemorar a data do início do namoro e tantas outras coisas que podem ser feitas de maneira costumeira, mas criativamente.

Celebrem o sexo criativamente

O sexo foi criado por Deus e, quando ele é experimentado no contexto conjugal, proporciona bem-estar e felicidade aos cônjuges. O importante, nesta área, é não cair na rotina. A dica é não esperar o desejo aparecer, mas estar sempre criando o clima para que o desejo seja sempre despertado.

Concluindo, nenhum casamento é perfeito, mas com atitudes práticas podemos torná-lo agradável a cada dia. Isto não depende de nenhuma mágica, mas só de nós mesmos. Não espere que o seu cônjuge tome a iniciativa, comece você mesmo. Agora. Já!


Fonte: Pr Gilson Bifano
-----------------------