sexta-feira, 1 de abril de 2011

Luis Palau vai participar do 100º aniversário da Igreja Protestante no Vietnã

A visita do evangelista Luis Palau ao Vietnã coincidirá com o 100 º aniversário da Igreja protestante no País. O encontro marca a primeira comemoração deste aniversário desde que o governo comunista tomou o controle em 1975.

O evangelista mundialmente conhecido fará uma aparição na capital do Vietnã, Hanói e Ho Chi Minh City (antiga Saigon), em abril. Em junho, Palau vai visitar Hanói e Danang para participar no acompanhamento de eventos e serviços para a celebração.

Os líderes locais estimam que o número de participantes nos eventos chegue a centenas de milhares.

No ano passado, Palau tinha dito aos pastores vietnamitas para que respeitem os líderes do governo e orem por eles, de acordo com o Christian Broadcasting Network. Ele também encorajou os pastores a fazerem planos maiores e orarem grandemente.

Apesar de comunista, o Vietnã parece ter melhorado o seu recorde de liberdade religiosa após sua oferta de se juntar à Organização Mundial do Comércio, que obriga o país a retirar-se da lista dos EUA de "países de preocupação particular".

Em novembro de 2006, os Estados Unidos levantou os membros do CPC e o Vietnã tornou-se membro da OMC em janeiro de 2007.

Em dezembro de 2010, cerca de 40 mil pessoas participaram de um culto ao ar livre com a autorização do governo. Até a ocasião, as igrejas sequer tinham realizado eventos evangelísticos ao ar livre.

Mas o Vietnã continua a enfrentar críticas por parte de vigilantes da liberdade religiosa.

A Comissão dos EUA sobre Liberdade Religiosa Internacional, uma comissão bipartidária do governo federal que monitora a liberdade religiosa no mundo, tem recomendado o Vietnã para ser colocado de volta na lista dos CPC.

“O Vietnã continuamente aprisiona a liberdade religiosa”, afirmam proeminentes ativistas dos direitos humanos que criticam as autoridades pela elaboração de leis que são incompatíveis com a atual constituição da nação e dos direitos humanos.

Apesar da reputação do Vietnã, Palau continua a mostrar otimismo para seu retorno breve.

"Estes eventos representam um enorme avanço no seio da nação, mostrando a boa vontade que tem sido construída entre o governo e comunidade da igreja", comentou a Associação Luis Palau em um comunicado à imprensa. "Isso também representa a primeira vez que todas as denominações estão juntas em unidade e parceria."

Desde 1999, Luis Palau têm atraído mais de 8,8 milhões de pessoas em festivais evangelísticos, de acordo com a Associação. O evangelista, que nasceu na Argentina e agora mora na área de Portland, Oregon, alega ter compartilhado o evangelho a mais de um bilhão de pessoas através da rádio, televisão, internet, livros e artigos.


Fonte: Christian Post
----------------------------