quarta-feira, 22 de junho de 2011

Casou no namoro e não namorou no casamento...

Dizem por aí que é muito difícil encontrar um garoto ou garota evangélica que ainda seja virgem. É o que ouço em palestras pelas igrejas. As raras pesquisas apontam uma intensa vida sexual no meio de jovens crentes. Antes de acreditar nesta afirmativa, eu a discuto. Será que isso é verdade? Será que o pessoal está transando mesmo? Quem são estes? São os nascidos no evangelho ou os recém chegados?

Vivemos um grande crescimento quantitativo da fé cristã no Brasil. Seriam esses novatos na comunidade que ainda mantém velhas práticas pecaminosas? É possível, mas não tenho como aferir com segurança. Entretanto, ouso insinuar que esta não me parece ser a realidade. Os novos convertidos, e convertidos mesmo, são convencidos pelo Espírito Santo de seus pecados, os confessam, abandonam e se lançam para uma nova vida. Ora, se preferissem a velha vida, porque teriam abraçado a nova?

Eu sei que há uma luta entre carne e Espírito. Sei que o próprio Apóstolo Paulo num rompante de sinceridade e franqueza abriu o coração ao dizer que o mal estava sempre diante dele. Que mal tão mal é esse que não resiste nem a fé de Paulo? Para quem está em pé há sempre a chance de cair. Aliás, há muito mais chances para se cair do que para se estar de pé. A física neste ponto nos ajuda a entender o mundo metafísico.

A luta contra o pecado do novo convertido tem um aliado que é também adversário. A experiência, a vivência deu-lhe mostras do prazer encontrado no pecado. Contudo, da mesma forma lhe mostrou o sofrimento advindo dessa prática. Os nascidos na igreja lutam contra um problema maior. Eles lutam contra o desejo, mesmo que não o tenham praticado e contra as fantasias geradas no seu íntimo. Batalham contra a pressão de uma sociedade cada vez mais livre. Sentem-se forçados a fazer. Acham-se impotentes diante de tanta potência.

E o pior momento desta crise é quando desejam ser aqueles novos convertidos. Aqueles que vieram do mundo. Não pelo que sentem hoje, mas pelo que puderam fazer antes de entrarem para a igreja. Nasce um ciúme. Gostariam de ter uma chance assim. Fazer tudo de errado e em algum momento conhecerem a Jesus e irem para a igreja.

Porque há tantos querendo ser hoje o que outros foram ontem? Estou insinuando explicitamente que a maioria dos que lidam livremente com a questão sexual na juventude evangélica brasileira são crentes nascidos e criados na igreja. Gente que sabe de cor os hinos e cânticos da moda. Gente que decorou os versículos principais. Gente que ora com palavras bonitas e bem usadas. Gente que vive de passado. Gente que perdeu o brilho. Gente sem vida. Gente que aprendeu a lidar com o sublime e este não faz mais diferença. Gente que não sabe respeitar e honrar a autoridade pastoral. Há exceções. Muitas. Milhares e milhares. Eu creio! Mas ainda há muitos achando que mais vale o prazer do momento que o eterno.

Alguns que trocam banquetes por nada, dizendo não a Jesus e sim ao diabo. Quero honrar os que nasceram de novo. Soldados que lutam bravamente contra si mesmos e o fazem por que encontraram motivações maiores. Não sei se de fato está havendo esta tal vida sexual ativa entre os jovens evangélicos.

Pode ser um exagero. Talvez seja um engano e até este texto seja desnecessário. Pode ser que os que nasceram na igreja tenham em algum momento sidos convertidos por Jesus. Quem sabe tenham até caído em pecado, mas não ficaram lá. Há chances de terem sido derrotados pelo desejo, mas não ficaram prostrados.

Quem conhece a Jesus Cristo, há muito ou pouco tempo, sabe que o homem pode cair, mas o levantar pertence ao Senhor. Não há nada que não possa ser controlado, quando estamos com aquele que tem toda autoridade. Estaria a juventude cristã vivendo em promiscuidade? Deixar velhas práticas é tão difícil quanto deixar de querer novas. Há muita gente casando no namoro e não namorando no casamento. Mas este é um assunto para um outro artigo. Até lá e que Deus te abençoe!


Fonte: Igreja Presbiteriana Vida
-------------------------------------------