sábado, 23 de julho de 2011

Atenção: Notícias mentirosas como "Padre se recusa a celebrar casamento de noiva sem calcinha" são repassadas por blogs cristãos!!

Queridos colegas blogueiros e jornalistas de plantão!

Há tempos venho me intrigando com o fato de me deparar com blogs e sites publicando artigos de conteúdo duvidosos aqui pela internet. Por via de regra o bom jornalista tem a obrigação de checar a veracidade das informações, antes de publicá-las em veículos de comunicação. Essa é uma regrinha básica que todo jornalista ou blogueiro deveria ter conhecimento.

Infelizmente o que tenho visto são notícias mentirosas sendo repassadas em blogs e até jornais renomados aqui pela internet. O pior é que tais notícias são republicadas inclusive por blogs cristãos.

Uma análise mais apurada pode revelar uma notícia mentirosa. Um exemplo é a notícia que anda circulando por aí com o título: "Padre se recusa a celebrar casamento de noiva sem calcinha". Para que não tem conhecimento essa é uma das notícias mentirosas que me refiro e para comprovar não foi tão difícil. Ao me deparar com a manchete do padre resolvi antes de mais nada ler a notícia na íntegra e tal foi a minha surpresa ter encontrado fatos tão bizarros, tão fora do senso comum.

Veja bem, um simples questionamento já nos faria entender que algumas coisas não faziam o menor sentido como por exemplo o padre ter solicitado uma pessoa para ver se a noiva usava roupa íntima, e após isso também ter constatado que a noiva estava totalmente depilada na região pubiana. Não bastasse ainda acabou expondo a moça mediante constrangimento. O conteúdo da matéria em si já nos leva a deduzir que a notícia no mínimo merece ser apurada com mais rigor. Essa foi a razão pela qual dei início a uma minuciosa busca pela internet e assim constatei que a matéria foi publicada na data de 29 de junho de 2011 no site "Tramado por Mulheres" inserido na categoria: jornalismo mentira, onde o autor Fabio Flores assina como "artigo irônico" (confira aqui).

Na Rádio O Globo o arcebispo da Arquidiocese de Maceió, Dom Antônio Muniz esclareceu: "Nem o padre, nem a paróquia existem. É mentira!" (confira aqui)

Outra notícia bizarra e mentirosa publicada por blogueiros cristãos: "Pastor troca esposa pelo cunhado e pede guarda dos filhos" também criada pelo blog “Tramado por Mulheres”, (aqui) divulgada por muitos blogs evangélicos e desmentida posteriormente por leitores que foram atrás e fizeram a farsa cair (veja aqui).

Outra notícia também enganosa que foi publicada inclusive pelo conhecido site POP foi "Mulher consegue na justiça o direito de se masturbar no trabalho" do mesmo site "Tramado por Mulheres" também na categoria "jornalismo mentira" por Fabio Flores, onde a Vara do Trabalho de Vila Velha havia julgado a referida causa. Pra início de conversa em Vila Velha não há Vara do Trabalho, somente em Vitória. Confira a prova da mentira aqui.

Interessante é que basta apenas um blog publicar uma manchete meio bizarra que todos os demais blogueiros repassam numa velocidade instantânea sem se preocupar ao menos em questionar e investigar a cena.

Nossos leitores nos acompanham diariamente e acreditam que agimos de boa-fé sendo essa a razão pela qual nos têm dado credibilidade. Devemos nos preocupar em repassar assuntos verdadeiros e atualizar nossos leitores.

Algumas vezes ao tentar republicar notícias vistas em outros blogs cristãos tenho verificado que a mesma é retirada de fonte verdadeira porém com a data bastante antiga, ou seja, o editor não atentou para o detalhe da data dos fatos, revelando que sua atenção voltou-se apenas para a manchete. Essa deve ser outra preocupação dos que propagam notícias, pricipalmente as cristãs.

Outro fato curioso e ao mesmo tempo triste foi ter descoberto que matérias publicadas no Paulopes Weblogs (verifique aqui), de sua autoria estavam sendo copiadas por blogs de conteúdo "gospel" sem indicação da fonte verdadeira. E assim sites respeitados como CPAD News estava repassando as notícias do Paulopes sem que recebesse os devidos créditos! Paulo escreve numa postagem que alguns sites e blogs chegam a mudar o título, de modo a neutralizar a abordagem crítica do texto. Péssimo testemunho tendo em vista que o blog do Paulo nem é gospel!

Claro que muitas vezes também temos visto blogueiros novatos com pouco conhecimento a respeito do assunto repassando notícias de terceiros copiadas de nosso site indicando como fonte o nosso próprio blog, um erro que devemos levar em conta e se possível alertar o editor a respeito, quem sabe através de email para não constrangê-lo nos comentários. A dica então é indicar um e-mail para contato na página inicial do site, pois a opinião ou sugestão do leitor é fundamental.

Em se tratando do aspecto jurídico devemos ter conhecimento que a legislação prevê na Constituição Federal em seu artigo 5º: "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV).

Sobre direitos autorais, a lei nº. 9610, de 19/02/1998, que rege (Capítulo IV, artigo 46º) dispõe no Art. 46: "Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra."

Resumindo: No que tange ao aspecto legal, (atente para o detalhe da lei aqui e não sobre ética) toda publicação deve conter a indicação das devidas fontes caso contrário é suposto ser o editor o responsável por tal publicação. Indicar o nome do blog que copiou sendo que esse também copiou do original não constitui infração da norma jurídica, exemplo Fonte: Jornal Gazeta Via Corrente Divina.

Nós, blogueiros cristãos temos a obrigação de repassar fatos verdadeiros e para isso devemos nos preocupar em fazer tudo com excelência, pois assim são conhecidos os filhos de Deus.

Certa vez também recebi um e-mail escrito em inglês sobre nigerianos que necessitavam de bíblias. A princípio havia me questionado se era mais um e-mail contendo vírus ou mesmo tratar-se de fraude mas ao mesmo tempo indaguei-me a respeito do pedido: BÍBLIAS! Eles estavam pedindo simplesmente bíblias e na versão em inglês King James. Como nós moramos nos Estados Unidos e as bíblias King James na versão paperback são bem acessíveis imediatamente pensei em responder o e-mail mas...até que como de costume resolvi checar as informações para divulgar aqui no blog e para minha surpresa, digo triste surpresa, o tal e-mail se tratava de golpe!! Banditos solicitavam essas bíblias para vender no mercado negro!! O pior é que vi alguns blogs cristãos divulgando a notícia tentando ajudar os irmãos nigerianos! Ei gente...cadê a astúcia do povo de Deus? Mais uma vez devemos lembrar de fazer tudo com excelência e ser bons administradores daquilo que Deus tem nos confiado.

Se não for assim, então qual o nosso objetivo com o blog ou site? Seria apenas causar polêmica e ter milhões de visitantes ao dia? Lógico que muitos estão associados ao google adsense e este tem gerado receitas mas diga-se de passagem pouco consideráveis para que percamos de vista o alvo que é Cristo! Falando nisso esse foi um dos pontos que havia relutado: aderir a anúncios me fazia questionar pois o blog havia sido criado justamente para combater a teologia da prosperidade. Dentro de mim havia uma dúvida sobre ganhar dinheiro com isso pois navegava pela internet e visitava sites de crentes com milhões de anúncios sendo que muitas vezes o carregamento da página tornava-se lento me fazendo até desistir. Era anúncio de tudo que você possa imaginar no mundo gospel: livros, cds, curso gospel, revistas etc... Enfim, os anúncios googles apesar de não serem a melhor opção ao menos geram centavos ao dia para eventuais despesas, todavia nós aqui do Libertos do Opressor jamais recebemos as consideráveis quantias (rs) em virtude de não termos enviado os dados bancários.

Fica aqui um alerta aos colegas blogueiros e jornalistas: que continuem realizando o trabalho com seriedade visando sempre contribuir para o desenvolvimento informativo dos leitores sendo diligente no que diz respeito a apurar a veracidade dos fatos publicados.

Que o nosso desejo não seja a glória para si mesmos mas para o nome do nosso Senhor Jesus Cristo, o qual tem nos ensinado muito a respeito de caráter e excelência!

Forte abraço!


Libertos do Opressor!
----------------------------