terça-feira, 26 de julho de 2011

Cenas do Mundo: onda de calor nos EUA provoca mortes

Mulher se exercita ao amanhecer, em Boston. Ao longo do dia, alguns Estdos podem registrar temperatura perto dos 50°C (foto EFE)

O Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos ampliou nesta sexta-feira a 30 Estados os alertas para as altas temperaturas que atingem o centro e leste do país e que, segundo a imprensa local, já causaram a morte de pelo menos 24 pessoas.

As autoridades elevaram para "vermelho" o nível da qualidade do ar, o que significa que a permanência ao ar livre é perigosa, especialmente para pessoas de idade avançada, com problemas cardíacos ou respiratórios e crianças.

Hoje será o dia mais quente em vários Estados da costa leste, segundo o Serviço Meteorológico, segundo o qual se às altas temperaturas acrescenta-se o elevado índice de umidade no ar, a sensação térmica pode chegar nas próximas horas aos 46°C e cair para 33°C no domingo.

Em Nova Jersey, as autoridades informaram que cerca de 100 pessoas, a maioria adolescentes, sofreram desmaios por calor em Camden, onde mais de 12 mil pessoas haviam se reunido para um show.

A onda de calor em Richmond, Virginia, é a pior desde julho de 1995 e a umidade potencializada por chuvas recentes pode levar a sensação térmica nesta sexta-feira a até cerca de 49°C, indicaram os meteorologistas.

Em Raleigh, Carolina do Norte, o termômetro alcançou nesta quinta-feira o recorde de 38,8°C registrado em 1952 e, segundo os meteorologistas, a sensação térmica foi de 42,2 graus.

A primeira morte relacionada com o calor ocorreu em Kansas City, onde um homem de 57 anos de idade perdeu a vida por essa causa. As autoridades informaram que outras 13 mortes relacionadas com o calor foram registradas no Missouri, incluindo duas mulheres com mais de 70 anos.

Em Fountain Prairie, Wisconsin, um homem de 65 anos de idade, com problemas de saúde, também morreu. Já em Oklahoma foram confirmados quatro óbitos relacionados com o calor desde maio.


Fonte: EFE
-------------