sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Dica de Livro: O Fim de Uma Era - Walter McAlister

O Fim de Uma Era é uma obra contundente, que precisava ser escrita. Em suas páginas, Walter McAlister traça uma radiografia da Igreja evangélica brasileira do início do século XXI e demonstra em detalhes por que, se ela não abandonar as práticas e os valores mundanos que vem adotando, está condenada à falência iminente. Esta obra indispensável convida o leitor a um diálogo, à reflexão e à ação.

Nas palavras do Dr. Russell Shedd, teólogo e conferencista, que escreveu a apresentação de O Fim de Uma Era:

“É raro neste novo século encontrar avaliações equilibradas, abrangentes e saudáveis como o leitor encontrará neste livro."

"Bispo McAlister reuniu muitas críticas valiosas dirigidas à Igreja Brasileira e exortações que precisam ser pensadas e incorporadas."

"Agradeço a Deus pelas colocações que muito precisavam ser ditas e discutidas."

"Quero comprar pelo menos dez exemplares para passar para meus amigos pastores e líderes. Acredito que eles vão reconhecer a sabedoria e equilíbrio do autor, mesmo quando discordam de uma ou outra posição que ele deseja estabelecer.”

“Encontrei um espírito que ama e zela pelas realidades que eu amo. O leitor que tem anseio para conhecer e praticar o que entendo ser discipular, pastorear, evangelizar e muito mais, não será decepcionado. Nas linhas contundentes desta obra o autor conclama a Igreja de Cristo no Brasil a voltar para sua simplicidade, para uma sinceridade cada vez mais bíblica.”

Em O Fim de Uma Era, Walter McAlister alerta:

“O que estamos vendo na sociedade, na mídia e na literatura vemos também na Igreja: o Corpo de Cristo enfrenta um momento de extrema confusão e de perda das suas amarras, sem compreender o que está acontecendo. Seu maior problema é que não está mais ciente dos seus fundamentos e, portanto, não tem onde se ancorar neste mundo de mudanças tremendas e desorientadoras. Logo, não consegue enxergar a sua própria ruína iminente.”

“Em vez de agir intencionalmente, a Igreja está sendo sugada por um redemoinho de forças culturais e não tem mais uma âncora para segurá-la.”

“O que vemos na Igreja é uma desorientação profunda. Ela se segura em qualquer coisa para tentar encontrar sua missão.”

“Não suponho que sejamos a geração mais corrupta ou perdida da História da Igreja. Não faço previsões apocalípticas. Meus comentários são uma leitura dos tempos, baseada em fatores que já se apresentaram no seio da Igreja em tempos passados. Também me atenho aos fatores sociais e epistêmicos que movem as mentes e os corações das massas. Esses elementos sinalizam grandes perigos, que procuro descrever no texto que se segue.”

“É altamente possível que a Igreja como nós a conhecemos hoje esteja prestes a desaparecer."

"Estamos no fim de uma era. A Igreja está definhando, se não no seu tamanho, certamente no seu testemunho. Nunca houve tantos que proclamaram a luz de Deus e que, paradoxalmente, viveram como filhos das trevas."

"Minha oração é que a Igreja, depois da sua falência e a falência desta era em que vivemos, ressurja forte como um testemunho da luz e da verdade.”




Fonte: O fim de uma era
------------------------