terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ambientalista cita a bíblia para justificar desfiliação do partido político

Ambientalista publica 'carta aberta' a Ricardo Coutinho e cita a bíblia para justificar desfiliação do PSB

O ambientalista Ramiro Pinto, decide depois de seis anos, se desfiliar de mais um partido. Desta vez, o PSB. Ramiro já fez parte do PV e do PT e vinha militando no partido socialista, mas acredita que o partido do governador não tem dado as devidas atenções a Campina Grande e decidiu na data de onte, (07), se desfiliar do PSB. Confira abaixo a carta aberta de desfiliação.

CARTA ABERTA DE DESFILIAÇÃO DO PSB

Para: Fábio Maia Presidente do Diretório Provisório do PSB do Município de Campina Grande

Com Cópia Para: Ricardo Vieira Coutinho Presidente Estadual do PSB (Partido Socialista Brasileiro)

De: Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira Ambientalista

Prezado Senhor,

EU, Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, tenho pautado minha conduta cidadã, cristã e de vida sempre em busca da melhoria da qualidade de vida das pessoas, dos animais e dos vegetais, de nossa comunidade, de nossa cidade, do país, do mundo, através de ações em defesa do meio ambiente, que encaro e considero como uma missão confiada a mim por Deus para cuidar de Sua criação!

“No princípio criou Deus os céus e a terra.” (Gênesis 1:1)

Os meus conceitos existenciais foram dados e solidificados pela educadora D. Joriéte e pelo professor Seu Gercino, meus pais, e são baseados na justiça, na verdade, no pundonor, na dignidade e na altivez.

“Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.” (Mateus, 5,8)

Na minha trajetória (que pode ser acompanhada de forma resumida abaixo) de mais trinta anos (30) de vida politica, estudantil, educacional, ambiental, profissional, sindical, cidadã sempre foi marcada pela lealdade, verdade, altivez, comprometimento, sem qualquer mácula de qualquer espécie ou traição. Mas a cada dia que passa o lema: “politica é a arte da traição”, se transforma numa prática comum para muitos e uma triste realidade. Nunca de minha parte! Para mim, a politica é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum, é a arte de governar, é o uso do poder para defender os direitos de cidadania, os direitos do povo!

Foram seis anos participando do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que dá sinais claros de desgaste com seus poucos filiados em Campina Grande, praticamente neste tempo todo o partido mal existiu na cidade, não se reunia e nem deliberava coletivamente, não existia organicamente, viveu só no papel pela legalidade, transformando-se apenas num partido meramente de eleição em eleição, e não um partido voltado para a transformação social, solidário, com participação popular, com trabalho social, criando até arestas com seu único representante eleito.

Acredito que apresento um balanço positivo da campanha de 2010, para Deputado Federal, apesar de ter sido duramente boicotado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), até com a retirada da transcrição de meu nome da Ata que seria encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral para registro da coligação, fazendo com que a inscrição de minha candidatura fosse impugnada por este ato no dia 3 de agosto de 2010, sendo necessário um novo registro como candidato avulso, na minha própria vaga, onde perdemos precioso tempo. Pela falta de material para divulgação, onde todo o partido se voltou para trabalhar maciçamente por um único nome. Mantive a tranquilidade, mantive a PAZ, pois sei que Deus está comigo em todos os caminhos que sigo, na verdade, trilho Seus passos!

Agradecendo sempre à Deus, aos meus familiares, especialmente minha esposa Mary Roberta, meus filhos Ramiro Marinho, Rafael e Matheus, minha mãe D. Joriéte (in memorian), meu pai Gercino, meus irmãos Fred Ozanan, Gercino Filho, Jógerson e Jordânio, e suas respectivas esposas, sobrinhos, sobrinhas, primos, primas, tios, tias e demais familiares. Agradecendo à todas as amigas e a todos amigos, conhecidos e desconhecidos, que estiveram sempre presentes nas campanhas que empunhei por amizade, confiança e apoio as propostas ambientalistas. Deus os abençoem!

Dificilmente um ativista ambiental, como eu, será eleito em estados de velhos coronéis, das denúncias corrupções e da compra de votos, pois pratico uma “campanha limpa”, ou seja, uma campanha sem fazer barulho com “carro de som”, que nem sempre tem o mínimo de respeito para com a população, nem com a zona de silêncio (escolas, hospitais, clinicas, etc), sem pichar muros que causam poluição visual, deixando nossas cidades feias, além de trazer um aspecto desagradável para quem vê, potencializa um grande problema nas cidades brasileiras e no mundo, a pichação, sem participar de “carreatas”, que contribuem para o aumento da poluição ambiental, agravamento do efeito estufa e o desassossego da população, com engarrafamentos, barulhos de fogos, carros de som e buzinas, confusões.

Sou consciente que fico em desvantagem com os outros candidatos concorrentes, porém fico tranquilo e sereno, fico em paz comigo mesmo, quanto ao que defendo e acredito há trinta anos (desde 1982) como ambientalista, lutando em defesa de crianças, de mulheres e de homens, em defesa da vida, em defesa da natureza, em defesa de todos! Respeitando as relações de gênero, raça, etnia, valores, crenças. Na construção de uma sociedade que atenda aos anseios populares e coletivos, pela igualdades de direitos e deveres. Sem comprar nenhum voto! Tenho a certeza e a tranquilidade de que Deus sabe o que é melhor para mim e o que é melhor para todos!

Uma frase abaixo proferida pelo grande jurista, político, diplomata, escritor, jornalista, filólogo, tradutor e orador brasileiro, Rui Barbosa de Oliveira, um dos mais brilhantes intelectuais do seu tempo, um dos organizadores da República, atuando na defesa do federalismo, do abolicionismo e na promoção dos direitos e garantias individuais e coautor da constituição da Primeira República juntamente com Prudente de Morais. Esta frase completará cem (100) anos, mas infelizmente está mais atual do que nunca!

De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)

Sempre observei, de longe, as tramoias políticas no cenário local, regional e nacional, e nos desdobramentos das políticas. Os acordos de fachada, os discursos vazios, as desculpas esfarrapadas, as politicagens e o jogo de cena de quem fala uma coisa e faz outra, diametralmente oposta. E a conclusão, primeira, que chego é que analisar o caos constante da política deste prisma torna a situação ainda pior. São traições demais, mentiras demais, inversões de valores e discursos ideologicamente confusos e falsos demais. Que leva a população desacreditar da política partidária!

"A utopia não é um sonho, uma ilusão ou fantasia; A utopia é a própria luta de cada dia!" Dom Helder Câmara

Desejo e espero ver minha amada cidade, Campina Grande, ver a Paraíba, ver o Brasil, ver todos os países da América Latina, ver todos os países do mundo, serem governados pela maioria de lideranças nascidas das ruas, dos movimentos sociais, que saibam o que é ser excluído socialmente, tementes a Deus, não por políticos profissionais que só querem se locupletar, brigam pelo poder para levar vantagem pessoal.

Desejo e espero ver a maioria do povo do Bem, da Paz e da Luz, serem escolhidas e eleitas, que tenham formação de urbanista, mas ser esquecer do espaço rural, pelo pleno direito à geração emprego e renda, mas sem exploração, num processo de desenvolvimento socioeconômicoambiental sustentável, sem opressão, sem exploração e intolerância. Desejo e espero ver toda pessoa humana ter o direito a cidadania universal!

Ao povo brasileiro, à cidadã, ao cidadão, que labutam dia a dia, pagando uma enorme carga de impostos, variados e altos impostos, aos que contribuem para o bem de todos com o suor de seu rosto e a dignidade do seu trabalho, desejo um melhor futuro, com políticas públicas que atendam suas necessidades de educação, saúde, segurança, mobilidade urbana e rural, bem-estar, moradia, lazer, sem exclusão social.

“Não tenham medo da utopia.” Dom Helder Câmara

Continuarei a combater pela paz, que significa não ficar calado, omisso ou de braços cruzados diante de tantas injustiças e exclusões sociais. Significa denunciar a miséria, a falta de políticas públicas, a corrupção, os desmandos governamentais, o autoritarismo, o uso de veneno sem controle e indiscriminadamente e tudo que represente a supressão da liberdade, dos direitos da humanidade, das cidadãs e dos cidadãos.

Continuarei a lutar em defesa das riquezas naturais (água, terra, ar, minérios, sementes, vegetais, animais etc) do nosso planeta, denunciando este modelo de desenvolvimento e crescimento econômico que explora, exclui e oprime. Continuarei a lutar pela solução dos eternos problemas de desigualdade social, sem perder de vista os limites da natureza! Por educação, segurança, saúde, moradia, lazer, emprego, justiça social, meio ambiente de qualidade e para todos, indistintamente!

“Somente com um mundo justo poderemos pensar em ter paz.” Dom Helder Câmara

Num desejo de quem empunha a bandeira ideológica da transformação social includente, do ecossocialismo, solicito a V.Sa. minha desfiliação deste partido, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), nesta data. Que Deus nos oriente o caminho a seguir!!!

Que Deus nos abençoem! Com abraços fraternais e saudações ambientais, despeço-me,

Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira*

Campina Grande, Paraíba, Brasil, 07 de setembro de 2011, Dia da Independência do Brasil.



Fonte: Simone Duarte no PB Agora
------------------------------