domingo, 30 de outubro de 2011

Dica de Filme: Graça e Perdão

Neste ano a tragédia na escola Amish na Pensilvânia completa seis anos. Acontecido chocou toda a nação Norte Americana no dia 2 de outubro de 2006. Cinco meninas morreram e outras cinco ficaram internadas em estado crítico.

Não tão distante de nossa realidade, no dia 7 de abril deste ano a história se repetiu em Realengo, Rio de Janeiro. O Colégio Municipal Tasso da Silveira foi atacado por Wellington Menezes de Oliveira, um homem frio e calculista que matou onze adolescentes, sendo 10 meninas e 1 menino. Ficou claro que o alvo principal do atirador era meninas, já que a maioria dos feridos foram do sexo feminino semelhantemente ao caso de 2006 nos EUA.

No caso que abalou a comunidade Amish, apesar da brutal violência, houve angústia, mas não raiva. Dor, não ódio. O perdão imediato dos Amish comoveu o mundo. Coletivamente, eles se mobilizaram a ajudar a família do atirador, um leiteiro da comunidade. No dia seguinte à tragédia, enquanto a família do atirador abalada pelo acontecido se reunia, um vizinho Amish se aproximou e declarou: “Perdoamos vocês”. Líderes Amish também visitaram a esposa e os filhos do atirador expressando seu pesar e perdão.

Essa admirável manifestação de fé que tinham nos ensinamentos do Sermão da Montanha: “Fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam”, é evidente no filme “Graça e Perdão”, distribuído no Brasil pela BV Films. A produção relata os detalhes dessa história de fé e superação.

O exemplo dos Amish nos ensina que em circunstâncias difíceis ou em situações julgadas imperdoáveis é possível encontrar paz por meio do perdão e que o ódio é um alimento que corrói a alma, matando lentamente. Perdoar, entretanto, é um ato de cura interior e não significando esquecer o acontecido, mas cicatrizar a ferida em seu âmago.

Assista o Trailer do filme:



Fonte: BV Filmes
----------------