quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Museu da Bíblia sedia encontro de pessoas com deficiência visual

No dia 22 de outubro, o Museu da Bíblia (MuBi) sediará, pelo quinto ano consecutivo, o Encontro de Pessoas com Deficiência Visual e instituições que trabalham com este público. Promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil, o evento terá início às 8h e deverá reunir cerca 400 visitantes, para um encontro de confraternização. A iniciativa integra o programa A Bíblia para Pessoas com Deficiência Visual, mantido há mais de 15 anos pela SBB.

“Além de palestras e atrações artísticas, queremos destacar orientações bíblicas que reforcem a superação, a família, a esperança e a fraternidade diária. Inclusão e acessibilidade são pontos fundamentais do programa da SBB e, portanto, também deste evento. Assim, as apresentações terão audiodescrição e toda a programação cultural será interativa, a fim de proporcionar, de forma descontraída, o envolvimento dos participantes nas atividades propostas”, explica o secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, Erní Seibert.

A programação inclui a palestra Ele estava perdido e foi achado, projeção do filme As Loucuras de Mr. Magoo, com audiodescrição, narração da história O filho pródigo e apresentações do Coral da Adeveb (Associação dos Deficientes Visuais Evangélicos do Estado de São Paulo). Também serão revelados e premiados os vencedores do concurso literário A parábola do filho pródigo. Em sua segunda edição, o concurso de contos e poesias foi criado pela SBB com o objetivo de estimular a criatividade de autores, com deficiência visual ou não, e incentivar a leitura e a escrita em tinta e em braile.

Entre as organizações de apoio ao deficiente visual convidadas para o evento, estão Dorina Nowill, Laramara, Cadevi, Adeva, URDV e Instituto de Cegos Padre Chico. A organização com maior número de participantes será premiada. A SBB disponibilizará transporte gratuito para o local a partir da estação do Metrô Santa Cruz (em frente ao Colégio Arquidiocesano), às 7h15, e da estação de trem de Barueri, às 8 h.

“Nesta quinta edição, nossa expectativa é oferecer um encontro ainda mais produtivo e agradável, permitindo que os participantes compartilhem suas experiências e levem uma mensagem positiva. Também queremos reforçar a importância do programa A Bíblia para Pessoas com Deficiência Visual, que precisa da ajuda de todos para ser divulgado e, assim, beneficiar um número ainda maior de pessoas”, afirma o secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, Erní Seibert.

A SBB produz, desde 2002, a Bíblia Sagrada completa em braile, na língua portuguesa, cujos exemplares são distribuídos gratuitamente a mais de 2,5 mil pessoas cadastradas, juntamente com o material em áudio. Confira a programação completa:

:: 8h – Cadastramento e Café da manhã
:: 8h45 – Abertura
:: 9h – Apresentação Musical – Coral Adeveb
:: 9h30 – Palestra “Ele estava perdido e foi achado” – Erní Walter Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da SBB
:: 10h* – Projeção do Filme “As loucuras de Mister Magoo” (com audiodescrição)
:: 10h* – Narração da história “O filho pródigo”
:: 12h – Premiação do concurso literário
:: 12h30 – Apresentação musical – Coral Adeveb
:: 13h – Encerramento

*As atividades acontecerão simultaneamente

V Encontro de Pessoas com Deficiência Visual
Data: 22 de outubro de 2011 - sábado
Horário: das 8h às 13h
Local: Museu da Bíblia Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 – V. Porto, Barueri – SP

Inscrições: (11) 4168-6225, (11) 3474-5733 ou 0800 -727 -8888


Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil (SBB)
-----------------------------------------