quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Religião ajuda viúvas idosas a superar o luto, diz pesquisa da USP

O autor da pesquisa, Adriano Luiz da Costa Farinasso, analisou os sentimentos das idosas ao perder o marido e o seu envolvimento com a espiritualidade. Ficou comprovado que tanto a igreja como a religiosidade são combustíveis no processo de superação da perda.

De acordo com uma pesquisa da Escola de enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP), a religião tem se mostrado uma grande aliada de pessoas idosas durante o processo de luto. As informações são da Agência USP de Notícias.

A pesquisa foi aplicada com seis mulheres idosas, com idade igual ou maior que 60 anos, que perderam seus maridos entre um mês e um ano antes do período do estudo, católicas ou evangélicas.

Farinasso verificou que o simples convívio com os integrantes das comunidades que frequentam já traz efeitos positivos às idosas. Ele afirmou também que pesquisas recentes apontam a espiritualidade como um fator benéfico para a saúde, principalmente a mental.

Neste sentido, durante o período de luto, a religião ajudaria a evitar consequências negativas como depressão, doenças físicas e até a mortalidade.


Fonte: Terra
------------