quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Quem ama a Deus ama a Igreja

Cipriano, bispo africano do século III, dizia que “Deus é Pai e a Igreja é mãe”. Ele quis dizer que nossa relação com Deus é refletida no modo como lidamos com a igreja. Deus nos deu este mandamento: “Quem ama a Deus, ame também seu irmão” (1 Jo 4.21). No Antigo Testamento Deus ordenou ao povo de Israel: “Não procurem vingança, nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor” (Lv 19.18). Jesus enfatizou esse mandamento para os seus discípulos, mas o fez de modo novo. Ele disse que devemos amar uns aos outros; mas isso deve ser feito do mesmo modo como ele nos amou. Dessa forma, todos saberão que somos seus discípulos, por meio do amor (Jo 13.34-35). O amor a Deus deve ser visível na igreja e no mundo.

Chamo você para envolver-se com a igreja muito mais do que já fez até aqui. Participe ativamente de tudo com dedicação e amor; seja pontual nos horários marcados, isso estimula outros a fazerem o mesmo; seja atencioso nos cultos e participe da melhor forma que puder; procure sentar-se nas cadeiras da frente, essa é uma maneira de valorizar o encontro do qual você participa; não fique procurando falhas para depois usá-las em suas conversas, isso não é saudável; ore sempre por sua igreja; cante nos períodos de louvor, isso é mais importante do que você possa imaginar; não seja apenas um expectador, participe de algo específico, faça o que você gosta e sabe fazer, é assim que a igreja cresce; seja amigo de seu pastor, incentive-o, ore por ele, não o condene quando falhar, ele parece com você; priorize sempre a sua igreja, não fique visitando outras igrejas; agradeça sempre que alguém falar ou fizer algo que lhe ajude; honre as pessoas; dê atenção aos visitantes, faça-os sentirem-se em casa; divulgue as atividades da igreja falando bem dela com entusiasmo para amigos e parentes; ore, contribua e participe de missões; seja sempre uma pessoa bondosa; faça tudo o que puder para ajudar seu pastor, ele precisa de você; valorize sua denominação; tenha uma atitude de servo, não fira as pessoas; alegre-se e comemore quando tudo estiver indo bem, você não precisa dificultar nada no bom andamento da igreja.

A Bíblia diz que se andarmos na luz como Deus está na luz, temos comunhão uns com os outros (1 Jo 1.7). Isso significa que a qualidade de nossos relacionamentos na igreja, depende basicamente da qualidade de nosso relacionamento com Deus. Se todos nós desenvolvermos comunhão com Deus e obedecermos à sua Palavra, viveremos uns com os outros de um modo digno do evangelho de Cristo. Deve ser normal que concordemos uns com os outros no que falamos; deve ser natural que não haja divisões entre nós. Devemos ser unidos num só pensamento e num só parecer (1 Co 1.10). Rejeite o espírito antagonista de ser do contra apenas por ser, isso não trás proveito para ninguém. Não subestime jamais o privilégio de pertencer a igreja de Cristo. Ela custou-lhe o sangue derramado na cruz.

Cristo ama sua igreja como um marido ama sua esposa. Ele entregou-se por ela e zela por sua pureza ao ponto de querê-la inculpável. Cristo cuida da igreja (Ef 5.25-29), e nós que somos igreja, devemos cuidar dela também como alguém que cuida de si mesmo pelo senso do amor próprio. Não apenas quem ama a Deus ama a igreja, mas quem ama a si mesmo também ama a igreja. Será que o pouco amor demonstrado em favor da igreja não passa pelo fraco amor a Deus e a si mesmo?

Essa questão de amar a Deus e amar a igreja tem altas implicações. Concluo com duas referências bíblicas que deixam isso evidente: “Se alguém não ama o Senhor, seja amaldiçoado. Vem, Senhor!” (1 Co 16.22). “Saulo, Saulo, por que você me persegue?” (At 9.4). Amar a Jesus não é algo neutro, é fundamental. Por outro lado, ser contra a igreja é ser contra Jesus. Portanto, ame a Jesus, ame a igreja.



Fonte: Pr Antonio Francisco em seu blog
------------------------------------