quarta-feira, 25 de abril de 2012

Evangelho de João, o manuscrito mais antigo da Europa é comprado por R$ 26,8 milhões

Biblioteca nacional britânica arrematou cópia intacta, do século 7, do evangelho de São João

A British Library, biblioteca nacional britânica, comprou por R$ 26,8 milhões (nove milhões de libras) o manuscrito intacto mais antigo da Europa, o "St. Cuthbert Gospel", uma cópia em latim do século 7 do Evangelho de São João.

Considerado uma relíquia, o evangelho tem o tamanho de um livro de bolso e acredita-se ter sido enterrado juntamente com St. Cuthbert, bispo de Lindisfarne, em 698, tendo sido apenas encontrado em 1104, em seu túmulo, na catedral de Durham, no nordeste da Inglaterra.

O livro sobreviveu quase que milagrosamente ao período anglo-saxão, representando uma janela maravilhosamente preservada de uma rica e sofisticada cultura que floresceu cerca de quatro décadas antes da conquista da Normandia, de acordo com Lynne Brindley, chefe-executivo da British Library, em entrevista ao jornal The Guardian.

Para a aquisição do manuscrito, a British Library lançou uma campanha de coleta e a metade do preço final da livro procede de doações.

Do tamanho da mão, a obra está num estado de conservação excepcional, com encadernação em couro trabalhado e o texto podendo ser lido com facilidade.

"Pode-se contemplar hoje este pequeno tesouro do período anglo-saxão, exatamente como era quando foi criado, no século 7", comentou Brindley. "A encadernação perfeita, as páginas e até as costuras estão intactas, o que nos coloca em contato direto com nossos antepassados."

O evangelho estava emprestado à instituição desde 1979 e pertencia à congregação britânica dos jesuítas, que o puseram à venda para poder custear obras de educação e restauração.



Fonte: IG com informações de AFP
--------------------------------