domingo, 22 de abril de 2012

Patriarca Kirill da Igreja Ortodoxa Russa recebe manifestações de apoio nas ruas

Representantes de várias ONGs ortodoxas organizaram este sábado um rali em Moscovo de apoio ao patriarca Kirill.

A Igreja Ortodoxa russa tem sido alvo de críticas pela proximidade ao poder político e a Vladimir Putin, em particular.

“As pessoas decidiram expressar solidariedade cristã e isso é muito bom. Não devemos responder ao mal com mais mal; não devemos responder à agressão com mais agressão. Temos que responder com inteligência e seriedade a todas as acusações que hoje se fazem contra a Igreja”, disse o Capelão Vsevolod.

Recentemente, o chefe máximo da Igreja Ortodoxa russa, Patriarca Kirill, foi acusado de intransigência no caso das três jovens artistas que cantaram um tema punk de protesto contra o presidente Putin na principal catedral ortodoxa de Moscovo.

Esta semana o tribunal prolongou até ao final de junho a detenção das artistas alegando que as investigações ainda estão em curso.

Kirill viu-se igualmente envolvido num escândalo relativo à utilização de um relógio caro assim como à existência de uma mulher que viveria num apartamento seu situado num local de prestígio em Moscovo.

Entre os motards o apoio é incondicional.

“Não é preciso tanta confusão. Se o Patriarca é culpado de qualquer coisa – o relógio caro, o seu apartamento, se for punível por lei, então é algo que deve ser o tribunal a decidir. Se não puder ser punido por lei, então será por Deus”, afirma Tolich, um motard que participou no rali.

Desde o final do regime comunista em 1991 que a Igreja Ortodoxa tem vindo a ganhar popularidade. Numa mensagem emitida pelo patriarca por ocasião da Páscoa Ortodoxa, Kirill afirmou que a cooperação entre a Igreja e o Estado é desejável e irá aprofundar-se.



Fonte: Euronews
--------------