domingo, 27 de maio de 2012

Como guerreiro com flechas nas mãos

“Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama. Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem cuja aljava está cheia deles!...” (Salmos 127)

Nos primeiros versos, Salomão fala das três necessidades básicas que os pais tentam suprir em sua casa: 1- Moradia “construtor da casa”; 2- Segurança “vigia a cidade”; 3- Sustento “Trabalhando arduamente por alimento”. Todos os pais querem ter uma “casa” própria, com segurança e que supra as necessidades de sua família com todo conforto e prosperidade. Sem dúvida, o grande anseio de cada pai e mãe é dar o melhor aos seus filhos.

Contudo, muitos buscam tanto suprir essas necessidades, “levantando cedo e dormindo tarde por causa do trabalho árduo”, que acabam não tendo tempo para a verdadeia função que Deus lhe deu perante seus filhos. Ficam tanto tempo trabalhando que não podem conviver e ensinar a seus filhos princípios e valores. Mas, este salmo nos avisa que tudo isso “é inúltil” se não confiarmos que o sustento vem do Senhor. Deus quer que cada pai e mãe, confie que seu trabalho só será últil se for através da todal depedência no Senhor.

Ele nos ensina, ainda, que “O Senhor concede o sono”. Se ficarmos preocupados com sustento de nossa casa, perdemos o sono e nunca teremos paz de espírito para educarmos nossos filhos. Seus filhos não precisam de heranças, eles “são herança do Senhor”. O maior tesouro que cada pai pode deixar, é o amor e carinho aos seus filhos, pois essas memórias o ajudarão em toda a sua vida a ser um pai também.

Se cada pai confiar no sustento que vem do Senhor, sobrará mais tempo para fazer sua tarefa de “guerreiro com flechas nas mãos”. Cada filho é como uma flecha. Apesar de passar um bom tempo na aljava, guardado e cuidado. Um dia, porém, essa flexa deverá ser lançada para o alvo. Um pai deve direcionar seu filho para alvos, lançá-lo para frente, sem forçar muito para não ultrapassar e nem sem força para vê-lo cair pelo caminho. Com orientação, disciplina e amor, um pai deve ajudar seus filhos a acertar o alvo em sua vida. Sem dúvida, todo pai quer ver seu filho bem sucedido, instruído e com uma família sólida. Porém, o pai mais feliz é aquele que vê seu filho temendo e horrando a Deus. A palavra “pecado”, no original, significa “errar o alvo”. O bom pai ajuda o filho a fugir das armadilhas do pecado. Como pais, devemos fazer de nossos filhos pessoas éticas e com o coração voltado para Deus e, assim, com certeza serão bem sucedidos.

Desta forma, pai, preocupando-se menos com o sustento de seus filhos, confiando na providencia do Senhor, você gastará mais tempo no ensino, para que seu filho alcance os alvos em sua vida. E certamente Deus o ajudará em sua tarefa de forma maravilhosa.



Fonte: Wyclif Nobre no Portal Mackensie
---------------------------------------