quarta-feira, 30 de maio de 2012

A industrialização do Evangelho

Cada dia que passa, o tempo parece acelerar, aparentemente detemo-nos de, menos tempo que nossos ancestrais. Mas na verdade isso é apenas impressão, pois, o dia continua a ter vinte e quatro horas como sempre teve. O problema é que as pessoas se ocupam mais do que seus pais e avós se ocupavam anteriormente.

Chamam de “vida corrida” a ânsia e o desespero que sustentam por andar atrás do vento. E toda esta aflição levou a nova geração, a adquirir e experimentar algumas mudanças que interferiram ou ainda refletiram diretamente no comportamento humano.

Não arriscaria dizer que essas mudanças foram positivas, pois, induziu a sociedade em um caminho funesto tornando seus integrantes cada vez mais superficiais, egoístas e mesquinhos. Sem contar que os mesmos, não logram tempo nem para si, quanto mais para família e amigos.

Preferem o que é mais prático vão ao mercado e dão preferência absoluta por produtos industrializados, sabe aqueles que vêm dentro de uma caixinha bonitinha, com uma logomarca previamente elaborada, com cores vibrantes e uma mensagem fantasiosa do tipo: “Puro néctar da fruta”! Ou ainda, mentiras como: “Isento de colesterol, livre de gorduras trans!”

Ora! Lá no fundo, compreendem que é mentira, e que aquilo não passa de uma insígnia do capitalismo, condicionando-os a viver uma ilusão, induzindo-os a uma ignorância que chega ser imbecil, porém, não dispõem de tempo, para comprar a fruta fresca e processá-la, manipulá-la de maneira que essa sim exprima o verdadeiro néctar que lhe é inerente. No entanto não querem trabalho, porque afinal de contas o restinho do tempo que lhes sobram, aspiram perder frente à televisão com futilidades, pois enfim é isso que são.

É mais fácil pegar o que está mastigado, é só engolir, mesmo que essa mastigação não tenha sido muito higiênica e vai lhes contaminar. A contaminação é apenas a consequência, o efeito colateral do tempo que estão “poupando”. Todo esse contexto influencia diretamente o relacionamento pessoal com Deus, e com a Igreja.

Não intentam pagar o preço, na oração e leitura da Palavra de Deus para se alimentar espiritualmente, preferem ligar a TV e assistir a shows da fé, ou fazer parte de alguma igreja que esteja previamente adaptada a sua “vida corrida”, e que já lhes dê tudo mastigadinho, mesmo que esse mastigadinho esteja cheio de heresias e custe mais caro, não se importam se estão sendo roubados, na verdade esse é o preço que pagam por não ter tempo, e por buscar a industrialização do Evangelho.

Obra de Deus? Isso é coisa do passado. Ganhar almas? Pra que? Todos já são de Jesus, o que interessa agora é ser “próspero”, ter carro novo, mesmo que para isso tenham que comprar o óleo ungido, vindo de Jerusalém – na verdade sabem que não passa de óleo de soja do boteco da esquina colocada em um recipientezinho bonitinho, com uma logomarca e uma mensagem mentirosa da mesma forma que o suco de frutas e os demais produtos industrializados.
Mais o importante é declarar e decretar para as quinze bandas.

Em Apocalipse 3:15-17 Deus diz a igreja de Laodicéia: “Conheço as tuas obras, que nem é frio nem quente. Quem dera fosse frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu”.

Talvez se João Batista vivesse nessa geração, dissesse o mesmo que reportou aos fariseus e saduceus:

“... Raça de víboras, que vos induziu a fugir da ira vindoura?” (Mt 3:7).

Ou ainda Jesus o que disse ao judeus:

“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” (João 8:44 ).

Mas de repente você quer ser enganado, pois o engano lhe dá a possibilidade de poupar tempo para empregar naquilo que é frívolo, e, para viver na fraude não é preciso esforço, mesmo que se pague um pouquinho mais caro.

Cuidado você pode estar se autodestruindo, abrindo seu coração para satanás. Como esta sua família? Você tem amigos? Deus tem falado com você? A ausência de respostas positivas a essas questões pode ser o indício de que, algo está errado e exige sua atenção.



Fonte: Pr. Paulo Fernandes na Igreja Evangélica Presbiteriana Ebenézer Araçatuba/SP
------------------------------------------------------------------------------------