domingo, 27 de maio de 2012

Marcha das Vadias tumultua Copacabana e faz protesto em frente a igreja

A Marcha das Vadias levou centenas de pessoas às ruas de Copacabana neste sábado. A passeata, que é uma forma de protesto contra a violência sexual, acontece em diversas cidades no Brasil. No Rio de Janeiro, a marcha partiu do Posto 4, em Copacabana (Zona Sul), e seguiu até a 12ª DP (Copacabana). Segundo a Polícia Militar, o protesto reuniu cerca de 500 pessoas. Uma das manifestantes causou tumulto ao tirar a camisa em frente à Igreja Nossa Senhora de Copacabana, onde parte do grupo tentou entrar durante uma missa.

A Polícia Militar interveio e um policial chegou a disparar gás de pimenta para dispensar os manifestantes, mas ninguém foi preso ou ficou ferido. No início da caminhada, houve um desentendimento entre participantes do movimento e membros da Guarda Municipal, que queriam proibir a manifestação na Avenida Atlântica alegando que atrapalharia o trânsito. O problema foi solucionado com a chegada da Polícia Militar e a marcha seguiu em duas faixas da via.

Além das mulheres, que optaram por pintar o corpo ou usar fantasias, muitos homens também aderiram à causa, participando da passeata com frases de apoio às mulheres.

A marcha

A Marcha das Vadias ocorre simultaneamente em mais de 20 cidades do Brasil e do mundo, incluindo, Rio, São Paulo, Salvador, Porto Alegre e Toronto, no Canadá. Foi lá que o movimento começou, em resposta à uma declaração de um policial durante uma palestra na Universidade de Toronto. Ele havia sugerido às estudantes que evitassem se vestir como vadias para que não fosse vítimas de assédio.

As líderes do movimento argumentam que nenhuma agressão sexual pode ser justificada por roupas, comportamento ou pelo estilo de vida da mulher.



Fonte: Jornal do Brasil
------------------------