segunda-feira, 25 de junho de 2012

Pastor e comunidade cristã são atacados violentamente por extremistas hindus

Um grupo de radicais espancou quase mortal ao pastor e logo atacaram a todos os crentes, causando lesões graves e feridas.

A Índia Oriental continua sendo um lugar de risco para os cristãos. Na semana passada voltou a viver um ataque por parte de radicais hindus no estado de Orissa. O pastor e toda a comunidade de um povo cristão, umas 12 famílias, foram atacados violentamente e feridos por um grupo organizado de uns 50 extremistas hindus.

As igrejas locais recordam com profunda preocupação os episódios de violência de massa que explodiram no distrito de Kandhamal em 2008 e que deu lugar a um autêntico massacre anti-cristão.

A violência desta vez foi no distrito de Balasore. Como explica a Fides o “Global Council of Indian Christians” (GCIC), uma organização ecumênica que vigia a condição dos cristãos na Índia, em 15 de junho o pastor cristão Evangelist Baidhar, de 50 anos, lider de uma comunidade de oração, foi atacado e golpeado sem motivo algum por um grupo de fanáticos hindus armados.

O pastor regressava para casa de uma reunião de oração na residência de um crente no povo de Mitrapur Makhapada quando foi interceptado pelo grupo. Deixaram ao pastor estirado no chão, no meio da rua, com muitas feridas abertas. Provavelmente estaria morto se alguns fiéis não o tivessem encontrado e levado a um hospital próximo.

Represália Imediata

Quando os radicais hindus souberam que o pastor havia sido salvo pelos fiéis da aldeia, n esta mesma noite, um grupo de uns 50 extremistas hindus atacaram a todo o grupo composto por umas 12 famílias cristãs, causando lesões graves e feridas a uns vinte fiéis. Os extremistas também saquearam as casas e golpearam a todos os crentes, jóvens e velhos, assediando a algumas mulheres jóvens. Depois do assalto, por temor a que se repitam mais atos de violência, todos os fiéis fugiram e se refugiaram nos bosques ao redor.

O GCIC se colocou em contato com os fiéis locais e convenceu ao pastor Baidhar para que apresentasse uma denúncia na comissaria de Nilgiri. A policia assegurou que adotará as medidas oportunas e deterão aos responsáveis.

Segundo os investigadores se estão incubando novos atos de violência no estado de Orissa, já que só faz alguns dias a policia apreendeu um arsenal com mais de 50 granadas de mão no distrito de Puri Brahmagiri e caixas de dinamite no povo de Gambhari. Os explosivos se guardavam alí, já preparados para realizar outros ataques contra os cristãos em Orissa, segundo o modelo do sucedido em 2008 no distrito de Kandhamal .




Fonte: Protestante Digital
--------------------------