terça-feira, 19 de junho de 2012

Provérbios 7

Meu filho, obedeça às minhas palavras
e no íntimo guarde os meus mandamentos.
Obedeça aos meus mandamentos,
e você terá vida;
guarde os meus ensinos
como a pupila dos seus olhos.
Amarre-os aos dedos;
escreva-os na tábua do seu coração.
Diga à sabedoria: "Você é minha irmã",
e chame ao entendimento seu parente;
eles o manterão afastado da mulher imoral,
da mulher leviana e suas palavras sedutoras.
Da janela de minha casa olhei através da grade
e vi entre os inexperientes,
no meio dos jovens, um rapaz sem juízo.
Ele vinha pela rua,
próximo à esquina de certa mulher,
andando em direção à casa dela
Era crepúsculo, o entardecer do dia,
chegavam as sombras da noite, crescia a escuridão.
A mulher veio então ao seu encontro,
vestida como prostituta,
cheia de astúcia no coração.
Ela é espalhafatosa e provocadora,
seus pés nunca param em casa;
uma hora na rua, outra nas praças,
em cada esquina fica à espreita
Ela agarrou o rapaz, beijou-o
e lhe disse descaradamente:
"Tenho em casa a carne dos sacrifícios de comunhão,
que hoje fiz para cumprir os meus votos.
Por isso saí para encontrá-lo;
vim à sua procura e o encontrei!
Estendi sobre o meu leito
cobertas de linho fino do Egito.
Perfumei a minha cama com mirra, aloés e canela.
Venha, vamos embriagar-nos de carícias até o amanhecer;
gozemos as delícias do amor!
Pois o meu marido não está em casa;
partiu para uma longa viagem.
Levou uma bolsa cheia de prata
e não voltará antes da lua cheia".
Com a sedução das palavras o persuadiu,
e o atraiu com o dulçor dos lábios.
Imediatamente ele a seguiu
como o boi levado ao matadouro,
ou como o cervo que vai cair no laço
até que uma flecha lhe atravesse o fígado,
ou como o pássaro que salta para dentro do alçapão,
sem saber que isso lhe custará a vida.
Então, meu filho, ouça-me;
dê atenção às minhas palavras.
Não deixe que o seu coração se volte
para os caminhos dela,
nem se perca em tais veredas.
Muitas foram as suas vítimas;
os que matou são uma grande multidão.
A casa dela é um caminho
que desce para a sepultura,
para as moradas da morte.


--------------------------------