terça-feira, 24 de julho de 2012

O que é ser jovem cristão?


  O que é ser jovem? O que não é ser jovem? Ser jovem é ter vida? Ser jovem é ter fantasias e sonhos? Ser jovem é ter força? Não sei. Acho que isso não é ser jovem. Conheço muitos senhores e senhoras de 80 anos que tem vida, força e sonhos. Então o que é ser jovem? Só sei que não sei definir o que é ser jovem.
Esse problema me intriga. Queria definir o que é ser jovem. Afinal, então por que inventaram essa palavra ‘jovem’? Será que é só para marcar a etapa da vida que vai dos 13 aos 35 anos? Epa! Peraí! E quem define que ser jovem começa aos 13 e termina aos 35? Tá errado isso!? Tem muitos ‘jovens’ de 22 que mais parecem velhos.
Não sei definir quando começa a juventude. Por que inventaram a palavra ‘jovem’ sem saber defini-la e ainda por cima estipularam um prazo de quando ela começa e quando termina? Meio doido isso! Inventam uma coisa que não sabe bem o que é direito…
Dizem que jovem é a força do mundo. Mas hoje há muitos jovens que são preguiçosos e esperam a vida passar. Não é correto essa característica de força do mundo. Conheci uma senhora que terminou o curso de medicina aos 80 anos de idade. Quem é o jovem da história? E conheci um menino de 20 anos deprimido porque disse não ter mais força para agüentar a vida pesada que tem. Por que ele, o jovem, desistiu da vida e a velhinha não? E também conheci um senhor de 45 anos que mora nessa rua aqui, que anda de cadeira de rodas e pega o ônibus todo dia para vender balas no metrópoles. Quem é o jovem da história?
Não sei o que é ser jovem e acho que ninguém sabe o que é ser jovem. Na verdade, quando me faço a pergunta o que é ser jovem, eu não descubro a resposta. Eu descubro apenas que as definições que damos para essa palavra são erradas e injustas. Essa definição de ser a força do mundo, os sonhadores, os revolucionários, os que têm entre 13 e 35 anos, tudo isso é furado.
Não dá para a gente entender o que é ser jovem com essas ideias. Ah, eu acho que sei como resolver essa questão de definir o que é ser jovem. Creio que a gente poderia sonhar um pouco e imaginar um novo mundo. Só dá para definir bem o que é ser jovem se a gente imaginar um novo mundo cheio de esperança, paz, harmonia e tranqüilidade. Aí a gente bota neles as pessoas que têm entre 13 e 35 anos 
Imagino que eles viveriam bem nesse mundo. Não teria problemas, não teria brigas, não teria discussões, não teria contra quem se revolucionar, não teria o que sonhar. Porque sonho é quando a gente imagina algo melhor pra gente e se esse mundo imaginado é perfeito, então a gente não precisa ter sonhos.
Gostei dessa ideia, um mundo perfeito com pessoas entre 13 e 35 anos de idade que se chamam jovens. Ué, por que se chamam assim? Ora, não sei, a gente definiu que os de 13 a 35 anos de idade seriam os jovens não foi? Então foi, tá combinado, combinamos assim.
Mas peraí. Temos um problema nessa nossa hipótese! Pensa comigo… Se a gente colocou neste mundo imaginário só pessoas entre 13 e 35 anos de idade e sem ninguém mais de outra idade, não tem porque a gente chamá-las de jovens. São pessoas, humanos!
Claro! Só tem o porquê a gente definir ‘jovem’,‘criança’, ‘adolescente’, ‘adulto’ se a gente colocar todo mundo junto. Epa”olha que descoberta maneira. Só existe a palavra jovem em contraste com a palavra criança, adolescente, adulto e velho. Mas caramba… É melhor não entrarmos nessa confusão não. Já ta difícil definir ‘jovem’, imagina tentar definir criança, adolescente, adulto e velho.
Que legal, o jovem só existe se ao lado dele existir adolescente, adulto, velho e criança, entendeu? Se todo mundo for entre 13 e 35 anos de idade, não precisa chamar de jovem. A gente chama de pessoas.
Olha então achamos outra característica: pra ser jovem, deve-se respeitar os diferentes. Os adolescentes, os adultos, os velhos e as crianças. Só é possível ser jovem com tolerância e respeito ao diferente. Eeeeeee pra mim. Consegui ao menos chegar a uma conclusão legal.
Agora sabe qual é o maior problema? É definir o que é ser jovem no mundo de hoje. Nesse mundo que não é perfeito como aquele que a gente imaginou. É um mundo violento, egoísta, interesseiro, briguento, corrupto. Como ser jovem num mundo desses? Não dá.
Epa. Acho que descobri outra coisa. Pra ser jovem num mundo como esses, é só misturar as características daquele mundo imaginário, perfeito, harmônico e com paz nesse mundo aqui, o real. O jovem, pra ser jovem no mundo de hoje, precisa querer criar o mundo imaginário, um mundo melhor, um mundo que não existe, um mundo a ser construído.
Caramba. Que estranho isso! Só é possível ser jovem entre os diferentes e só é possível ser jovem vivendo num mundo e pensando que se está vivendo em outro mundo, um melhor. Creio que ser jovem é encurtar distancias. Éeeeeeeee. Encurtar distâncias, entre os diferentes que nos cercam e entre os mundos em que vivemos.
Temos um mundo real, mas criamos um mundo melhor em nossas cabeças para tentar igualar esse mundo real ao mundo imaginário. Isso é ser jovem. Um encurtador de distancias. Encurta distâncias entre pessoas e encurta distancias entre os mundos. Eeeeeeeeee pra mim!
Viu!? Estou conseguindo chegar a algumas conclusões. Mesmo sem a ajuda de vocês que só ficam ai sentados ouvindo meus pensamentos. Mas creio que não é só isso encurtar distâncias entre mundos e pessoas. Falta algo… Sempre falta… ué! Deus e Deus onde está? Claro. Precisamos definir o que jo-vem cris-tão. E não somente jovem.
Mas será que é suficiente definirmos juventude apenas como encurtadores? Mas e onde fica Deus nessa história? Creio que ele não fica no céu. É isso mesmo. Ele não está no céu. Mas se ele não está no céu, onde ele está? Ele está dentro do jovem, claro!. Mas de qualquer jovem?
Não. Claro que não. Apenas dentro daqueles que fazem a vontade do Pai, de Deus.
Hummmm. Já que o jovem é o que encurta as coisas, ele é quem deve encurtar distâncias entre Céus e os homens. Não é um barato. É isso! O jovem cristão deve ser aquele que encurta distâncias entre a humanidade e as boas novas. E como se faz isso?
Não é tão fácil. Creio que em primeiro lugar pra ser um encurtador de distâncias entre o divino e o homem, o jovem deve ter o divino morando em si mesmo. Só assim será possível encurtar a distância dos outros que estão longe de Deus.
Mas que tarefa difícil hein. Encurtar distancias entre Deus e os homens. Isso é ser jovem cristão! Iiii mas o adolescente, o adulto, o velho e criança não fazem isso também? Hahahaha. Eu acho que não dá p definir o que é isso. Deve ser uma invenção das pessoas….. É isso! Eureca. A palavra jovem é uma invenção. E como podemos definir o que é fruto da imaginação? Não dá! Não dá para definir o que é ser jovem sem ser preciso e sem fazer exclusão de quem não é jovem.
Isso me alivia sabia. Na verdade não sei porque a palavra jovem é uma definição das pessoas. Mas se é uma definição das pessoas, será que Deus se importa com isso? Acho que não. Ele quer que todo mundo seja um encurtador de distâncias entre ele e as pessoas. Isso é o que importa pra ele.
Então se você é adolescente, adulto, velho, criança ou jovem, encurte distâncias. É pra encurtar e não pra acabar com ela, porque se acabar com as distâncias é um perigo e as pessoas serem todas iguais. Encurte a distancia entre os mundos, entre as pessoas e entre a humanidade e Deus.
Se você fizer isso pode se considerar um jovem cristão. Se somos todos irmãos, não há necessidade de definirmos o que é ser jovem, o que é ser criança ou adulto. Basta que sejamos irmãos, que encurtemos as distâncias e os senhores de 80 anos que quiserem ser jovens, aqueles de 11 anos que quiserem ser jovens conosco aqui na JUGUAR, estejam todos à vontade, afinal o único critério é ser um ‘encurtador de distâncias’ mesmo.

Fonte: Marcelo Quirino no blog do Pr Isaltino Gomes
----------------------------------------------------