domingo, 22 de julho de 2012

Proibição de estudo bíblico no McDonald's depois de dois anos gera questionamento



Um líder do estudo da Bíblia de Nova Jersey ainda se pergunta por que o seu ministério de dois anos de idade, de ensinar o Evangelho a um pequeno grupo de sem-tetos e pessoas dependentes de drogas dentro de um McDonald`s já não é bem vindo depois de confirmar o desligamento com o restaurante do gerente de terça-feira.

Aurora Martinez, 33, foi avisada pela primeira vez quarta-feira passada por um gerente de noite em um McDonald`s em Camden que a razão de seu aviso era porque alguém apresentou uma queixa. Martinez disse ao The Christian Post na segunda-feira que quando pediu uma explicação em mais detalhes, o gerente disse: "Bem, você é um cristão e há outras pessoas de outras religiões e assim as pessoas estão ficando ofendidas."

Martinez disse que sentiu a denúncia foi solicitado por alguém da "fé islâmica" ouvindo a breve discussão sobre a religião muçulmana no estudo anterior.

"Normalmente, quando há muçulmanos lá eles vão tomar para si a me fazer perguntas ou me dar seu ponto de vista, mas esta é a primeira vez que eu fiquei sabendo que alguém fez uma denúncia", disse ela durante a entrevista na segunda-feira. "Acredito que é a única explicação que faz sentido para mim agora. Poderia ter sido a oração, mas eu estive lá dois anos e nunca mudou nada. Eu realmente não conheço nenhuma outra razão."

Em um email de resposta de Ed Baim, proprietário da franquia do McDonald’s de Camden, para perguntas feitas pelo CP, Baim afirmou que o conteúdo "das reuniões deste grupo não tinha absolutamente nada a ver com o fato deles terem pedido para mudar as suas reuniões nas instalações. Na verdade, houve momentos em que outros grupos também foram convidados a mover suas reuniões, incluindo aqueles que jogam cartas e jogos de tabuleiro."

A declaração de Baim começou, "Como proprietário de um restaurante, meu trabalho é a certeza de que meus clientes se sintam bem-vindos e possam ter uma boa refeição num ambiente agradável ..."

"Porque este restaurante tem uma menor área para sentar, temos sinais postados notificando os clientes que não haja ociosidade e que a área de estar é para os nossos clientes somente, com um limite de 30 minutos", explicou. "Enquanto nós não somos capazes de acomodar grupos, essas pessoas são sempre bem-vindas a visitar o restaurante como clientes."

A questão de por que o restaurante decidiu aplicar a política após o estudo da Bíblia ter sido autorizado a acontecer por dois anos não foi respondida. Baim não foi capaz de responder à pergunta da CP de acompanhamento por tempo de imprensa.

Após a leitura da declaração de Baim, Martinez disse em uma entrevista exclusiva com o CP na terça-feira que ela não está esclarecida sobre o motivo da proibição. "Uma das coisas que eu não entendo, são as diferenças em suas histórias", disse ela. "Me disseram que era por causa de uma queixa e que eu tinha ofendido alguém de outra fé religiosa. Ainda me pergunto se era o que eu estava ensinando. Por que outra razão faria o gerente da noite essa afirmação?"

No entanto, Martinez disse que está pronta para seguir em frente e não quer que a ação no restaurante seja uma "batalha McDonald’s."

"Não tenho nada pessoal contra o McDonald’s. Minha preocupação é com os desabrigados e os outros que dependiam de mim para estar lá pelos últimos dois anos", disse ela. "Eles são a razão para mim. Encontrar um lugar que possa se sentir confortável para se encontrar comigo, para ouvir a palavra de Deus e serem encorajados de que eles não estão sozinhos."

Martinez disse que o número médio de pessoas que frequentam os estudos bíblicos que ela levou no McDonald’s era entre duas a cinco pessoas com clientes de outras mesas, por vezes, unindo-se para discussão e oração.

No que diz respeito à afirmação de Baim que grupo Martinez é “sempre bem-vindo a visitar o restaurante como clientes", ela disse que alimentos ou bebidas sempre foram comprados por ela e por vezes, pelos participantes ao longo dos últimos dois anos.

"Normalmente eu oferecia [aos participantes de seu grupo] café e um refrigerante, e se os fundos permitiam eu lhes compraria comida. Nem todas as pessoas do grupo estão desabrigadas e tentamos cuidar uns dos outros", explicou ela. "A maioria dos desabrigados tinham pedido esmolas naquele dia e eram capazes de comprar alguma coisa para chegar ao McDonald’s. Além disso, eles geralmente tinham que comprar algo para usar os banheiros".

Ela acrescentou: "Não é como se eu estivesse trazendo os sem-teto ao McDonald’s. Eles são geralmente já estavam lá."

Martinez disse que ela ainda está orando por um novo local, após reunião com seu grupo de estudo bíblico na segunda-feira à noite fora em um parque nas proximidades.

"Nossas opções para agora parecem poucas, mas estou certa de que Deus abrirá um caminho. Vamos ficar juntos e eu sei que vai ficar tudo bem", disse ela. "Eu tenho uma paz sobre isso agora."


Fonte: The Christian Post
-------------------------------