sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Sou ovelha, preciso de um pastor

Uma figura usada com muita freqüência na Bíblia é a metáfora de Deus como Pastor e seu povo como ovelhas. (Sl.23:1; Ez.34:11; Is.40:11; Sl. 95:7; 77:20; 100:3). Como pastor fiel, ele conduz o seu rebanho pelo deserto rumo à terra prometida (Sl.78:52). Em Isaías 44:11 lemos: “Como um pastor cuida do seu rebanho, assim o Senhor cuidará do seu povo; ele juntará os carneirinhos, e os carregará no colo, e guiará com carinho as ovelhas que estão amamentando”. (NTLH). É maravilhoso sentir o cuidado do Senhor por nós. E sermos carregados nos Seus braços em segurança.

A figura do pastor é aplicada também aos líderes do povo de Israel no AT. Eles chamados de “pastores”. Tinham a responsabilidade de servir a nação de cuidar do rebanho do Senhor. De governar com justiça e lealdade. (Is.44:28; Jr.3:15; 23:2; Sl.78:71). Ezequiel 34 mostra que infelizmente esses líderes falharam. Eles eram corruptos, egoístas e gananciosos. “Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas?” Ez.34:2. A conseqüência foi: (v.5) “Assim as minhas ovelhas se espalharam por não haver pastor”.

Aqueles “pastores” falharam, pois não fizeram o que se espera deles: “Vocês não tratam as fracas, não curam as doentes, não fazem curativos nas machucadas, não vão buscar as que se desviam, nem procuram as que se perdem. Pelo contrário, vocês tratam as ovelhas com violência e crueldade”. Ez.34:4. (NTLH). Esses falsos pastores exploravam o povo, como se o rebanho lhes pertencesse. (Ez.34:3). O pastor é chamado por Deus para “pastorear a igreja (o rebanho) de Deus”. Atos. 20:28.

Em Ezequiel 34:11-16, Deus assume o papel de Pastor do Seu povo. Pois as suas ovelhas andavam desgarradas por todos os lados e não havia pastor que as buscasse. “Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que encontra ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas”. (v.12). É interessante notar que existem vários tipos de ovelhas: (v. 4 e 16) “a fraca, a doente, a fraturada, a perdida, a desgarrada, a enferma, a gorda e a forte”. Essa diversidade torna a tarefa do pastor muito mais difícil, e às vezes árdua.

No Novo Testamento, Jesus é o Supremo Pastor (Mt. 9:36; 25:32; Jo.10:11; Hb.13:7,17,20; 1 Pe.2:25; 5:4). Ele veio para dar a sua vida pelas ovelhas perdidas. Ele vê a multidão e se enche de amor e compaixão: “Vendo Jesus, as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor”. Mt.9:36.

Ovelha é dependente e necessita de um pastor que cuide dela com carinho, que alimente a sua alma com esperança, que a conforte e a console com amor, que a exorte e discipline com ternura. O pastor deve buscar as ovelhas perdidas, curar as que estão doentes, proteger e fortalecer as fracas. O pastor deve conhecer intimamente as suas ovelhas, se relacionar com elas, conviver com elas, conhecer suas reais necessidades, para assim; poder pastoreá-las conforme a vontade de Deus. (1 Pe. 5:2-3). Até mesmo o pastor, é uma ovelha, que precisa de cuidado e de ser pastoreado. A nossa esperança está em Cristo, que é “o Cordeiro que do meio do trono, apascentará o seu povo e os guiará para as fontes da água da vida”. Por toda eternidade. (Ap.7:17). Que possamos dizer como Davi: “O Senhor é o meu Pastor, e Ele nunca vai me faltar”. Salmo 23:1 Amém!




Fonte: Pr. Valdir Soares de Oliveira na Igreja Batista Central de Campinas
-----------------------------------------------------------