sábado, 22 de setembro de 2012

Fundação católica lança 'Aleteia', a rede social cristã


Até o momento, a rede já conta com mais de 1.040 membros, como sites de internet, rádios e televisões católicas de todo o mundo

A Fundação para a Evangelização através da Mídia (FEM) apresentou nesta quinta-feira em Roma a rede social católica ''Aleteia'' (''a verdade'', em grego), com o objetivo de ampliar o diálogo entre cristãos, seguidores de todas as religiões e não crentes, disse seu presidente, Jesús Colina.

O espanhol explicou que atualmente 2 bilhões de pessoas estão conectados à internet e que, a cada mês, cerca de 55 milhões de buscas no Google se referem a Deus, 25 milhões a Jesus, 37 milhões à Igreja e 17 milhões à palavra ''amor''.

''Para oferecer respostas profundas a esses temas, nasce a ''Aleteia'', a rede social para que os buscadores da verdade possam compartilhar e dialogar sobre temas relativos a fé, vida e sociedade'', definiu.

Colina descreveu que a ''Aleteia'' oferecerá as melhores publicações de instituições e veículos de comunicação católicos de todo o mundo, e que a rede foi criada ''como resposta'' à demanda de Bento XVI para uma nova evangelização no mundo digital.

O diretor da ''Aleteia'' disse que não é um ''Facebook católico'' e também não pertence ao Vaticano, embora tenha reconhecido que contam com o patrocínio dos Conselhos Pontifícios para as Comunicações Sociais e para a Promoção da Nova Evangelização.

Até o momento, a rede já conta com mais de 1.040 membros, como sites de internet, rádios e televisões católicas de todo o mundo.

Jesús Colina acrescentou que a rede ainda oferece a todos esses sites uma série de serviços que vão desde a criação de conteúdos até a possibilidade de obter benefícios econômicos.

''Trata-se - ressaltou - de uma ocasião formidável para a Igreja ampliar o diálogo com católicos, cristãos, seguidores de todas as religiões e também não crentes, já que a ''Aleteia'' oferece recursos a todos os buscadores da verdade''.

O serviço está sendo lançado em seis idiomas: português, espanhol, italiano, árabe, inglês e português.

A rede está sendo coordenada por uma equipe de 45 pessoas espalhadas por todo o mundo, entre redatores, tradutores e especialistas, e as sedes operativas ficam em Roma, Washington e Paris.

Colina destacou que a linha editorial será a da ''objetividade'' e que a imprensa ''marrom'' não terá vez na rede.

Paralelamente à ''Aleteia'' foi criada a ''AdEthic'', que reunirá publicidade específica destinada a sites católicos.

A ''Aleteia'' conta com um comitê editorial formado, entre outros, por Rafael Navarro Valls, catedrático da Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madri, e Jaime Septien, diretor do jornal católico mexicano ''El Observador en línea''. 



Fonte: Exame
-----------