terça-feira, 23 de outubro de 2012

Seguidores de líder religioso preso protestam em Dacar


Dacar: os organizadores do protesto reivindicavam a libertação de seu líder religioso, Cheikh Bethio Thioune, preso desde abril por seu suposto envolvimento em um homicídio.

Centenas de seguidores de um líder muçulmano preso causaram nesta segunda-feira graves distúrbios em Dacar, em que muitas pessoas ficaram feridas e houve vários danos materiais com ataques contra carros e prédios.

Segundo informou a rádio "RFM", vários manifestantes e policiais sofreram saíram feridos dos distúrbios, que obrigaram as forças de segurança a usar gás lacrimogêneo para dispersar os violentos.

Os organizadores do protesto reivindicavam a libertação de seu líder religioso, Cheikh Bethio Thioune, preso desde abril por seu suposto envolvimento em um homicídio na cidade de Mbour, a cerca de 80 quilômetros de Dacar.

Os manifestantes pretendiam, a princípio, fazer um protesto perto da prisão de Rebeuss, onde Thioune permanece detido, mas foram expulsos pela Polícia.

Depois, os seguidores de Thioune foram para o Plateau, bairro onde ficam o Palácio Presidencial, a Assembleia Nacional e a sede dos principais grupos bancários, onde provocaram danos em uma centena de veículos, assim como em vários comércios.

Segundo pôde comprovar a Agência Efe, os manifestantes quebraram os vidros de dezenas de automóveis estacionados na Praça da Independência e nas principais ruas que cercam o mercado de Sandaga.



Fonte: Exame
-----------