segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Chorar não significa desistir

Uma das situações mais tristes que ser humano pode chegar é passar por um período de depressão na sua vida. Algo que pode chegar até ser considerado uma doença psicológica e alavancar algumas outras doenças provenientes de um estado físico-mental debilitado.

Um estado depressivo pode jogar alguém do cume da montanha da felicidade para um poço de mágoas e medo. E a depressão não escolhe tipos de individuo, pode ser um atleta, um estudante, um doutor ou um gari, não importa sexo, vigor físico, conhecimento ou finanças, se por um acaso o estresse for alto e não tratado de imediato a depressão pode atingir violentamente, pois é uma doença que vem de dentro pra fora. Não há vírus, não há contágio e nem vacina de combate à doença.

Quero dar alguns exemplos bíblicos, de pessoas que passaram por amargura e grande tristeza e mostrar suas reações.

Um primeiro é o caso de Jonas. Jonas era um homem que conhecia a Deus e era usado para falar ao povo os desígnios do Senhor. E no auge da sua comodidade e popularidade como profeta foi escolhido para uma missão bem complexa, que foi levar a palavra para um dos povos mais perversos da terra, na época.

Jonas passou por períodos de altas e baixas, emocionalmente falando. Fugiu de Deus, ou pensou pelo menos que estava fugindo, e chegou ao fundo do poço, onde nos versículo cinco a sete do capítulo dois de seu livro diz:

“As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça. Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó SENHOR meu Deus. Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do SENHOR; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo.”

Sua alma já estava desfalecendo quando recobrou a força física e tornou a acreditar no intangível. Algo marcante e movido pela misericórdia de Deus.

Porém, Jonas, no último capítulo do livro, leva outra lição do Senhor, por enfraquecer-se outra vez e quase pirar de vez quando viu o perdão de Deus dado a aquele povo perverso e desejou até a sua morte e irou-se mais ainda ao ver a árvore que lhe fornecia sombra morrer. Jonas conhecia as maravilhas de Deus e mesmo assim quis morrer ao invés de alegrar-se com a salvação de um povo perdido.

Esse pode ser um bom exemplo de que depender de Deus, não é estar isento de cair emocionalmente, mas a bíblia trás também o exemplo de Jeremias. Um moço, que quando chamado a servir a Deus via-se apenas como uma criança. Que passou por períodos sombrios na sua história, que sentiu no corpo as dores de uma nação corrompida e declinada para o mal. Jeremias foi até chamado de profeta chorão, pelas coisas que falava e sofria, e inclusive seu segundo livro foi chamado de Lamentações de Jeremias.

Mas de um rapaz, simples e emotivo, pela graça de Deus, o povo pode receber palavras duras e de conteúdo, que ainda refletem e ensinam muito até os dias de hoje. E que confortam o coração do abatido e desamparado, como o texto de Lamentações 3:22 e 23:

“As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se a cada manhã. Grande é a tua fidelidade.”

O método mais eficaz contra a depressão é deixar Deus tomar conta de tudo o que é teu inclusive seu corpo, sua alma e seu espírito.

Jeremias andou pelo vale, teve dificuldades e muitas aflições, mas Deus nunca o desamparou e sempre esteve do seu lado. Davi também andou pelo vale da sombra da morte, e até se escondeu na caverna com medo de Saul, porém ressaltou que ao confiar tudo nas mãos de Deus, já não temeu mal algum, pois o Senhor dos Exércitos estava ao seu lado.

Nós vivemos no mundo e estamos sujeitos as dores desse mundo, e devemos nos lembrar que Jesus mesmo disse isso em João 16:33:

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”

Se passares por algo semelhante, não deixe de tomar a mão de Deus e de acreditar que por Ele até a doença mais complexa pode ser dominada e usada para honra e glória de Seu Santo nome.



Fonte: Diego Leão em Infiltrados no Mundo
----------------------------------------------------