terça-feira, 19 de março de 2013

Remédios bíblicos para o mau humor

Quatro sinais que você é mau humorado

Cara feia, amarrada, fechada. Vive com uma tromba no rosto: “Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou” (Gn 4.5).

Desinteresse, desdém para trabalhar. Tudo é feito por obrigação e com muita reclamação: “Minha vida é um tédio; por isso darei vazão à minha queixa e de alma amargurada me expressarei” (Jó 10.1).

Boca cheia de palavras amarguradas: “Suas bocas estão cheias de maldição e amargura” (Rm 3.14).

Irritabilidade, pavio curto: “Quem é irritadiço faz tolices” (Pv 14.17).

Mau humor é uma doença

A própria medicina considera o mau humor crônico uma enfermidade. Ela se chama distimia e pode ser definida como “a falta de prazer ou divertimento na vida, seguida por um constante sentimento de negatividade”.

Jesus nos enche de alegria

“Alegria é negócio sério no céu”, já dizia C. S. Lewis. Precisamos ser pessoas felizes e para isso precisamos receber Cristo como Salvador. Nele nós temos alegria!

O mau humor precisa ser combatido

Livre-se do mau humor e suas manifestações: “Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade” (Ef 4.31).

Não ande com pessoas mau humoradas: “Não se associe com quem vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira; do contrário você acabará imitando essa conduta e cairá em armadilha mortal” (Pv 22.24-25).

Não revide um insulto, seja gentil: “Não retribuam mal com mal, nem insulto com insulto; ao contrário, bendigam” (1Pe 3.9).

Escute primeiro, fale depois: “Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se” (Tg 1.19).

Melhore seu rosto, tenha um semblante feliz: “A alegria no coração transparece no rosto” (Pv 15.13).

Leia a Bíblia e guarde as palavras de Jesus, pois elas são fonte de alegria: “Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa” (Jo 15.11).



Fonte: Davi Lago em seu blog
---------------------