terça-feira, 30 de abril de 2013

A morte não é o fim

Você acredita em vida após a morte? Pode parecer uma pergunta estranha, mas o cristão acredita em uma diferente vida após a morte física. Então faço outra pergunta: você acredita que alguém que morreu pode voltar? Temos na Bíblia um exemplo de alguém que morreu e recebeu a chance de ressuscitar pelo amor de Jesus por sua vida!

João 11. 1-14

ESTAVA, porém, enfermo um certo Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta. E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com ungüento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos, cujo irmão Lázaro estava enfermo. Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas. E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela. Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro. Ouvindo, pois, que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde estava. Depois disto, disse aos seus discípulos: Vamos outra vez para a Judéia. Disseram-lhe os discípulos: Rabi, ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e tornas para lá? Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; Mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz. Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono. Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto;

Vejamos o que a Palavra de Deus tem a nos comunicar através deste episódio em que Jesus não se importa com a perseguição e anuncia ter poder sobre a morte:

I. Um homem amado por Jesus – a Bíblia nos diz em um dos textos mais conhecidos que foi por amor que Deus deu Seu Filho por nós! Visto por esse ângulo precisamos entender o princípio de um amor que quebra as barreiras da compreensão humana. Lázaro e sua irmã Marta eram conhecidos por Jesus e amados… preciso conhecer a Jesus Cristo para compreender e viver tão grande amor!

II. Uma doença para a glória de Deus – parece um pouco contraditório. Aquele que apresenta uma novidade de vida e vida em abundância, dizer que uma doença (uma séria doença!) é para a glória de Deus. Em nossa compreensão mesquinha corremos o risco de pensar que apenas as “bênçãos” são para a glória de Deus (e ainda tem religião ensinando isso). A visão do homem é curta e cheia de achismos!

III. Quem está em Cristo não deve ter medo – Jesus e seus discípulos haviam passado pela Judeia e foram ameaçados pelos judeus. Os discípulos temiam mesmo caminhando ao lado de Jesus. Mas o Mestre ensina que quem anda na luz não deve temer pois vê a luz do mundo, ou seja, sabe por onde caminhar. Porém, aquele que anda em trevas, sem a luz do nosso Pai, esse tropeça e por isso precisa andar com medo!

IV. A morte para Deus é um simples sono – mas para nós pode parecer o fim. Os discípulos não compreenderam que para Jesus a morte não era o fim e por isso nosso Senhor considerou ser apenas um sono. Foi aí que Jesus disse: Lázaro está morto!

Em João 11. 25 está escrito:

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;”

Um milagre aconteceu: “E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir. Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo a Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele. (cf. 11. 43 – 45)”. Você crê na veracidade destas palavras?

Jesus nos chama hoje da morte para a vida. Aí você me diz que não está morto fisicamente. Não estou falando dessa morte. Aqui me refiro à morte espiritual, a qual Jesus Cristo nos convida para uma nova vida e assim ter uma verdadeira vida após a morte… a vida eterna, ao lado do nosso Criador!

Soli Deo Gloria



Fonte: Palavras do Leo
----------------