quarta-feira, 17 de abril de 2013

Ao invés de trote, calouros de universidade são recebidos com oração

Novatos são acolhidos por veteranos com músicas e orações. Universitária disse ter ficado surpresa com a recepção.

Ao invés dos 'trotes', os estudantes do primeiro semestre do campus da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) de Tangará da Serra, a 242 quilômetros de Cuiabá, recebem um acolhimento fora do convencional, o chamado 'acalouramento'. Com músicas e orações, os colegas veteranos falam da palavra de Deus e desejam boas vindas aos calouros.

Para a universitária Nilselena Aparecida Ferreira, o convite para o acolhimento no grupo foi uma surpresa. “Nós não esperávamos ser convidados para um programa religioso dentro da universidade. Fiquei emocionada e creio que meus amigos também. No início, havia um receio nosso com a ideia de ter um grupo de oração dentro da universidade. Nunca ouvi falar a respeito disso”, relatou.

No Brasil, há aproximadamente 600 grupos de oração, denominados GOU. Em Mato Grosso são 30. O Grupo de Oração Universitário faz parte da Renovação Carismática Católica. Os jovens participam duas vezes por semana de encontros preparados por voluntários sempre em um local diferente dentro da instituição de ensino. Segundo a coordenadora diocesana do Grupo de Oração Universitário (GOU), Rejane Monge, essa forma diferente receber e evangelizar os acadêmicos dentro da Unemat é realizada há sete anos.

A integrante do GOU, Aline Schwaab, está no sétimo semestre do curso de letras e frequenta o grupo desde que ingressou na universidade. “Com esse grupo dentro da universidade podemos provar que ciência e religião podem sim andar juntas”. Para Ademir Manoel Ferreira, a participação nos encontros foi além da universidade. “Eu tenho uma paixão muito grande por esse grupo porque ele me sustentou durante os quatro anos dentro da universidade, nas dificuldades que eu tive. Então eu não consigo abandoná-lo, mesmo depois de formado”, destacou o rapaz, que hoje é autônomo.

De acordo com o Frei Darlan Dal Maso, o grupo serve ainda para mostrar que dentro da universidade pode haver religiosidade. “A fé é importante em todos os momentos e claro na universidade também. Universitário não fica só na rua brigando ou fazendo bagunça. Universitário canta, louva, reza a Deus pedindo força e bençãos sobre os estudos”.



Fonte: G1
-------