quinta-feira, 30 de maio de 2013

Polícia prende dois integrantes da igreja do pastor Marcos Pereira, acusado de estupro

Homens são acusados de ameaçar mulheres estupradas pelo religioso para evitar que elas prestassem depoimento. Fiéis da Adud tentaram fechar os portões do templo para impedir o trabalho da polícia

Mais dois integrantes da Assembleia de Deus dos Últimos Dias (Adud), a igreja do pastor Marcos Pereira, foram presos no início desta noite. Daniel Candeias da Silva, 29 anos, e Lúcio Oliveira Câmara Filho, 52, foram detidos com base em mandados de prisão preventiva expedidos pela Vara Criminal de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, e cumpridos por policiais da 64ªDP (Vilar dos Teles). Os dois, segundo a Polícia Civil do Rio, são acusados de coação de testemunhas, por terem feito ameaças contra vítimas de estupro que depuseram contra o pastor.

Marcos Pereira foi preso no último dia 7. Contra ele havia dois mandados de prisão por estupro. O religioso também é acusado de outros vinte abusos e passou a ser investigado por três homicídios. Pereira também foi alvo de um mandado de prisão preventiva por coação de testemunha. No início da noite, o delegado Delmir Gouveia, da 64ª DP, seguiu para o Complexo Penitenciário de Bangu para cumprir o mandado, que torna ainda mais difícil a obtenção de liberdade pelos advogados do pastor.

Os dois integrantes da Adud presos nesta quarta-feira são acusados de ameaçar de morte mulheres estupradas por Marcos Pereira. Eles teriam feito ameaças até pelo Facebook, afirmando que quem falasse morreria. O momento da prisão, em São João de Meriti, foi tenso. Com a chegada dos policiais, seguidores de Marcos Pereira tentaram fechar os portões do templo para evitar que os dois homens, que trabalhavam como evangelistas, deixassem o prédio.

O que dizem os depoimentos contra o pastor Marcos Pereira

Estupros
O pastor estuprava as vítimas com a "desculpa" de que precisavam ser salvas. Uma delas ouviu o pastor dizer que via "um espírito lésbico" a rondando. As vítimas contam que sentiam-se fragilizadas quando eram abordadas pelo pastor. Algumas chegam a se referir à “libertação espiritual”. A Delegacia Especial de Combate às Drogas investiga seis estupros que teriam sido praticados pelo pastor. Ele teve a prisão preventiva decretada por dois estupros. O delegado Márcio Mendonça afirma que outras vinte jovens podem ter sido estupradas por Marcos Pereira.

Orgias
Uma jovem, que afirma ter sido violentada por oito anos pelo pastor Marcos Pereira, disse durante depoimento em abril de 2013 que ela e o pastor participaram de orgias com outras mulheres e com um garoto de programa. Ela foi estuprada dos 14 aos 22 anos. Ao fim das orgias, o pastor exigia que os participantes pedissem desculpas uns aos outros e confessassem os pecados.

Sexo anal
Uma das vítimas conta que o pastor Marcos Pereira “tinha predileção por sexo anal”.  Pelo menos quatro mulheres que afirmam ter sido estupradas pelo líder da Assembleia de Deus dos Últimos Dias afirmam ter sido violentadas dessa forma pelo religioso.

Abortos
Segundo relatos das vítimas, o pastor Marcos Pereira não usava preservativo. Uma delas afirmou em depoimento que o líder da Assembleia de Deus dos Últimos Dias tinha um médico que fazia abortos, quando era necessário.

Traição
Uma das mulheres que afirma ter sido estuprada pelo pastor Marcos Pereira disse em depoimento que foi violentada em  2006, na noite em que seu marido foi enviado pelo pastor para “evangelizar as pessoas” em uma favela. Duas seguidoras foram até a casa da vítima e a convenceram a ir até a sede da igreja, onde ocorreu o abuso.

Bíblia
Ex-mulher do pastor, Ana Madureira da Silva, afirmou em depoimento em março de 2012 que Marcos Pereira nunca estudou profundamente a Bíblia e que se baseava em “visões” que dizia ter com o "Anjo do Senhor".

Engenhão
Uma das vítimas afirma ter ouvido o pastor pedir a um traficante identificado como "Veneno" que explodisse o Estádio do Engenhão. Segundo ela, o pastor recebia e lavava dinheiro do tráfico através da venda de CDs e de DVDs.


Fonte: Veja
---------