quarta-feira, 5 de junho de 2013

Batistas Letos celebram 121 anos de história

Tudo começou em Santa Catarina, na localidade de Rio Novo (hoje município de Orleans). Chegaram da Letônia as primeiras famílias no porto de Laguna, iniciaram a colonização em Rio Novo e logo fundaram a Primeira Igreja Batista Leta no Brasil. No mês de março de 1892 a Igreja foi organizada e em poucos dias construíram seu primeiro templo com telhado de folhas de palmeiras. Mais tarde, como observamos na foto, edificaram outro templo com as paredes e o telhado cobertos por pequenas taboas, preparadas por eles mesmos. Logo o trabalho se desenvolveu, as famílias foram mudando para outras regiões e o espírito evangelístico e missionário daquele povo produziu frutos impressionantes em Igrejas organizadas por toda Santa Catarina. Um grupo que seguiu para Ijuí organizou a Igreja Batista da Linha 11 e de lá também saíram os obreiros que formaram muitas igrejas no oeste do Rio Grande do Sul.

O Congresso da Associação Batista Leta do Brasil este ano foi realizado em Criciúma, SC, e teve como tema “A Obra de Deus na nossa história”. Foi um tempo de gratidão a Deus pelas vidas dedicadas que serviram no passado, desafios para o trabalho no presente e despertamento para as novas gerações. As equipes da Terceira Igreja Batista desenvolveram ações para bem receber os Letos e demais batistas brasileiros. As reuniões tiveram como lugar o lindo Teatro Municipal Angeloni de Criciúma nos dias 30 e 31 de maio e 01 e 02 de junho. Na manhã de sábado, dia 01, às 10 horas foi celebrado um culto para marcar os 121 anos lá onde foi organizada a Primeira Igreja, em Rio Novo, Orleans.

Neste Congresso, que se revestiu de um significado histórico, os preletores foram pastores descendentes dos Letos: Willians Balaniuc, Nilton Malves, Benjamim Keidann e Roberto Wiedman. Representando as Juntas de Missões da CBB esteve conosco também o Pr. Marcos Calixto, falando sobre o projeto de Missões com as etnias no Brasil. Para o momento solene de homenagens às famílias dos pioneiros contamos com a participação do nosso irmão João Grimberg, Cônsul da Letônia no Brasil. Além disso, muita música pelos Corais e divulgação das Missões Letas.



Fonte: Portal Batista
-----------------