sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Nomes bíblicos lideram registros em cartórios de Campinas, São Paulo

O mais comum é Maria, nome da mãe de Jesus Cristo, segundo a Bíblia.
Entre os meninos, Pedro, apóstolo lidera o ranking na cidade.

Oito entre dez nomes mais registrados em cartórios de Campinas (SP) têm origem bíblica, aponta levantamento da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) entre 2007 e os primeiros oito meses de 2013. Na liderança do ranking está o nome Maria, com 6.381 registros, seguido por Ana, com 5.770.

Entre os nomes masculinos, o mais lembrado pelos pais é Pedro, com 4.121 registros. “Pedro é um nome bem forte. Escolhi este nome desde criança, já que minha família é cristã. Não me imagino escolhendo outro”, afirma a consultora de RH Tatiana Regina de Souza, mãe de Pedro Henrique, que nasceu no dia 10 de junho passado. Se a criança nascida há cerca de três meses fosse uma menina, também seria registrada com nome bíblico. “Maria Eduarda seria o nome”, completa Tatiane. 

Tatiane Regina de Souza e o filho Pedro

João é outro nome usual, com 3.474 registros, seguido de Gabriel, com 3.321, e Lucas, com 2.921. Na sequência aparecem Julia e Matheus, com 2.504 e 2.350. Fecham as primeiras colocações os nomes Davi, com 2.140, e Guilherme, com 2.060 anotações.

A pesquisa aponta ainda que alguns nomes não muito lembrados entraram na lista de mais populares novamente. Entre as meninas, é o caso de Sophia. Há cinco anos foram 56 vezes, mas em 2010 passou para 148 crianças registradas e, no ano passado, passou para 301, sendo o terceiro nome feminino mais utilizado pelos pais. A posição se mantém em 2013.

O casal Karine e Carlos Alberto com o filho Davi, nascido em Campinas

Em relação ao nome de meninos, Davi surpreende. Só neste ano são 425 registros, ultrapassando os mais tradicionais, Pedro e João. O aumento da escolha pelo nome pode estar relacionado com o nascimento de Davi Lucca, filho do jogador Neymar, do Barcelona, em 2011, segundo a pesquisa. "Eu sempre quis ter um filho e desde que decidimos ter um, sempre falávamos que se fosse menino seria Davi. Quem escolheu este nome foi o Beto (pai). Ele achou o nome pequeno e, ao mesmo tempo, forte também pelo significado", explica a mãe, Karine Faria.

Davi foi rei de Israel e a Bíblia destaca sua vitória diante do gigante Golias. "Ele foi rei de Israel, aquele que derrotou o gigante Golias quando ainda era adolescente, e que, após tornar-se rei, foi responsável por grandes vitórias para sua nação", completa a mãe.




Fonte: G1
---------