segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A intercessão conjugal

"Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus,
e também intercede por nós." (Rm 8.34)

Você sabe qual é o significado da palavra intercessão? Se você for procurar nos dicionários o significado de intercessão, não encontrará resposta satisfatória. Sabem por que? Porque a intercessão não é humana, o seu princípio é divino!

Intercessão é apresentar uma pessoa a Deus e pedir misericórdia a favor dela, é lutar pela vida da pessoa pela qual você suplica. A oração de intercessão estabelece ou aprofunda a relação entre quem intercede e o favorecido pela oração. A partir daí o intercessor tornar-se acompanhante e participante dos futuros acontecimentos na vida de quem ele intercedeu junto a Deus.

Quanto tempo você, marido, usa com Deus para interceder a favor de sua esposa? Na vida conjugal, a intercessão não clama por justiça a favor do outro, mas sim por misericórdia, ajuda, ânimo e sustento. Os homens lutam e se preocupam pelo sustento da família, com isso, apenas ocasionalmente apresentam a esposa a Deus. Você esposa, intercede a favor de seu marido?  Não estou falando das coisas que você pede a Deus para que sejam mudadas em seu marido ou quando se apresenta como vítima das coisas “erradas” que ele faz.

Quando um cônjuge intercede pelo outro, primeiramente deve mostrar sua gratidão a Deus por fazer parte da vida de quem está intercedendo. O clima da intercessão deve ser o de alegria pela pessoa e vida do cônjuge. Deve pedir sabedoria para não estragar ou se tornar um obstáculo para o trabalho de Deus na vida do cônjuge.  Pedir sabedoria para falar o que é preciso, mas na hora apropriada. Sabedoria para pedir a intervenção de Deus naquilo que o cônjuge tem que enfrentar naquele dia. É falar a favor dele. É viver com o Senhor a dificuldade do cônjuge, o seu medo, o seu esforço e também o seu fracasso.

A intercessão não é difícil, maridos, vocês podem fazer isto por suas esposas. Vocês podem apresentar a Deus a pessoa da esposa. Apresentar os temores femininos, que algumas vezes você não consegue entender. Apresentar a dificuldade pessoal e a ansiedade da esposa. Principalmente pedir que Deus abençoe o esforço dela no desempenho de  ser esposa.

Esposas, vocês podem interceder pelos maridos melhor do ninguém, porque vocês mulheres, possuem o dom da percepção e a sensibilidade mais aguçada. Ninguém melhor do que a esposa para perceber e apresentar a Deus o temor pessoal do homem com quem se casou. O medo que ele tem de fracassar, de não conseguir sustentar a família, medo de falhar. É preciso haver clamor de ambas as partes a favor um do outro, defender o cônjuge diante de Deus e principalmente diante da comunidade. 

Que Deus ensine você a apresentar seu cônjuge a Ele, e que cada um de vocês aprenda a viver na segurança de saber que diariamente está sendo apresentado a Deus pelo seu par. Deus os abençoe.

A intercessão é a raiz da fidelidade. Sem intercessão mútua maridos e esposas se tornam prováveis vítimas das tentadoras aventuras que o mundo oferece.  




Fonte: Ler e Viver
-----------------