sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Garçom vira dono do restaurante após profecia de Deus

Moisés de Brito (camisa branca) com parte da família em restaurante do qual é proprietário no Acre

"Promessa de Deus". É dessa forma que o acreano Moisés Melo de Brito, de 34 anos, explica a aquisição do mesmo estabelecimento em que trabalhou durante sete anos como garçom. Há 1 ano e cinco meses, o ex-garçom, que frequentou a escola até o 1º ano do ensino médio, está à frente de um restaurante e pizzaria no Centro de Rio Branco. Porém, a trajetória na área alimentícia é bem mais antiga, 19 anos no ramo.

Atendente, garçom, maître, gerente. Moisés trabalhou em vários setores de um restaurante. Ele conta que a sensação que tem ao olhar onde conseguiu chegar é vitória. "Eu sinto uma grande vitória, apesar de tantas lutas, pelo fato de eu vir de uma família muito pobre", descreve.

Com a família proveniente da zona rural, Moisés mudou-se para a cidade somente aos 14 anos. E as bases familiares são claras no empresário. O que justifica-se pela grande participação da família no empreendimento. Com ele, trabalham a esposa, a mãe e dois dos seis irmãos. "Meu segmento é levado para a minha família. Essa estrutura envolve mãe, irmãos, filhos e esposa", diz.

É o valor do trabalho que ele tenta ensinar para os dois filhos, Letícia Nunes, de 8 anos, e Joandreson Nunes de 14. As crianças participam do dia do restaurante e aprendem, aos poucos como gerenciar um negócio. Dessa forma, Moisés sonha com o futuro dos filhos.

"Lógico que eu não os utilizo como funcionários, mas uso minha empresa como escola para eles. E eu acredito que os dois serão futuros empresários da área de culinária, mas eles que têm que decidir o que querem da vida", sonha.

O espaço, bem localizado, foi comprado após a própria sugestão do antigo dono. Com o restaurante à venda, Moisés, ainda funcionário, começou a procurar possíveis compradores, quando o dono sugeriu que ele mesmo estudasse uma maneira adquirir o negócio. O ex-garçom teve, então, que se desfazer de alguns bens para conseguir a verba para dar a entrada no negócio. 

"Eu saí à procura, porque a gente que trabalha assim não tem recurso suficiente. Foi quando nos envolvemos com financiamento e vendi alguns bens, como minha moto. Vendi para poder dar entrada", lembra.

Moisés foi funcionário durante sete anos no mesmo local que atualmente é proprietário

Para ele, o segredo para uma empresa dar certo está na gestão. Por isso, para gerir bem o negócio, Moisés faz questão de fazer todo tipo de curso de capacitação, de informática à culinária, para treinar os funcionários novos e antigos. Ele conta que, dessa forma, participa de todo o funcionamento do restaurante. O que mostra sua paixão pelo que faz.

"A alma do sucesso é você fazer o que gosta e o segredo é participar do seu negócio 24 horas por dia, porque quando você participa, sabe onde está errando. Outro segredo é ouvir o que o cliente tem a dizer. É um dos fatores para nos darmos bem no mercado, que é muito competitivo", revela.

Futuro

Para o futuro, o empresário quer alçar voos maiores. Ele sonha com o restaurante e pizzaria sendo aberta em outros lugares do Brasil e até do exterior. "Isso é um início e eu não quero parar por aqui. Quero que o nome da empresa chegue em todos os lugares. Aparecem propostas tentadoras para expandir, mas existe uma estrutura para ser mantida. Por enquanto, quero fazer uma boa gestão do que já temos", diz.

Outro projeto que pretende colocar em prática é a noite de 'rodízio gospel'. A primeira tentativa não ocorreu do agrado de Moisés, mas a ideia é fazer uma noite voltada para o público evangélico, com música gospel ao vivo e abertura para pregações. O empresário procura uma banda que possa se apresentar no local.

"Desde do início de 2013, esse projeto já existe. Minha ideia era colocar uma banda e deixar um espaço aberto, para dar uma palavra, se expressar, mas não deu certo. Queremos uma banda para dar certo", explica.

A religião percorreu toda a história de sucesso de Moisés. Ele atribui a Deus todas as forças para o empreendimento caminhar. E o restaurante, foi a concretização de uma promessa de Deus.

"Acredito que uma das forças para eu ter o que tenho é Deus. Uma vez eu trabalhando, um pastor me disse que eu seria dono de onde eu trabalhava. E após um ano foi concretizado a profecia dele. Hoje, estamos aqui por promessa de Deus na minha vida", finaliza.




Fonte: G1
---------