domingo, 23 de fevereiro de 2014

Livro revela que nos EUA cresce o número de cristãos evangélicos "sem marca"

Sete em cada dez americanos são muito ou bastante religiosos hoje. Além disso, ao estudar as tendências demográficas, Frank Newport, editor-chefe da Gallup, prevê que os americanos se tornarão mais religioso no futuro.

Em pesquisas realizadas este ano pela Gallup, 40 por cento dos americanos são classificados como "muito religiosos", que deve ser acrescentado 29 por cento como "moderadamente religioso". Antes deles, 31 por cento são declaradas como não-religiosos com clareza. O grau de religiosidade do estudo é medido pela frequência de participação em serviços religiosos e a importância da religião na vida diária dos entrevistados.

"Deus está vivo e bem" 

Newport analisa essas tendências em seu novo livro, "Deus está vivo e bem: o futuro da religião na América" ​​(God Is Alive and Well: O Futuro da Religião na América), publicada nesta terça-feira. Baseado em mais de um milhão de entrevistas Gallup, este livro mostra que não só a maioria dos americanos acredita em Deus e que a religião é importante para a nação, mas que a religião está entrelaçada com a maioria dos aspectos da vida todos os dias.

Também o livro expõe o declínio do cristianismo protestante das igrejas históricas e a ascensão dos cristãos evangélicos "sem marca". Enquanto denominações protestantes tradicionais têm perdido membros, ou igrejas não denominacionais ou agrupados em alianças ou movimentos "históricos" congregações têm aumentado.

Quanto ao número de católicos, este diminuiu entre os cidadãos americanos, mas tem-se mantido estáveis, graças à crescente imigrantes católicos latinos que foram chegado ao país.

FATOS 

Entre os destaques encontrados por Newport,  os americanos tornaram-se mais religiosos com a idade, as mulheres são mais religiosas do que os homens, a América do Sul é a área geográfica com mais religiosos, as pessoas com maior renda e educação são menos religiosos.

Quanto à relação com a filiação política, os republicanos são mais religiosos do que os democratas, mas com uma exceção notável: afro-americanos, que são os mais religiosos, são configurados como o grupo étnico que pertence ao Partido Democrata a uma taxa mais elevada.

PERSPECTIVAS 

Newport espera que o nível de religiosidade dos americanos aumente nos próximos 20 anos.

Esta perspectiva baseia-se no fato de que número de americanos com mais de 65 dobrará nos próximos 20 anos. Como a maioria das pessoas tornam-se mais religiosas quando chegar a essa idade, o nível médio de religiosidade para toda a população deve aumentar se esta tendência continuar.

Newport aponta, porém, que esta tendência também pode ser compensada pela baixa taxa de natalidade que existe hoje, e religiosidade também geralmente se correlaciona com as famílias com crianças que receberam uma educação na fé de seus pais.

Outra tendência que poderia afetar o futuro da religiosidade dos EUA é que os seus cidadãos têm tendência a emigrar a partir do menos religiosa para os estados mais religiosos ao longo da última década.




Fontes: Notícias Cristinianas
-----------------------