quinta-feira, 10 de abril de 2014

O homem ideal

Nesses últimos anos, tiveram tantos casais começando a namorar, noivando e casando que se perde as contas. Muitas das minhas amigas já se encaixam em um desses três status de relacionamento. É a idade chegando, os amigos casando, aquela tia perguntando onde está o “namoradinho”, a sua avó sonhando estar presente no seu casamento e você com uma vontade incessante de realizar esse sonho dela, que é, principalmente, o seu.

Cada uma de nós imagina como será conosco. Mesmo sem conhecer, pensamos como será o nosso futuro esposo e, com certeza, já temos uma ideia de como queremos que ele seja. Inteligente, que tenha caráter e bom humor são as características que a maioria das moças quer para um futuro namorado e esposo. Independente do estado civil, esse homem ideal sempre vem à mente de qualquer uma. O que nós, mulheres cristãs, devemos fazer é perguntar qual o ideal que faz a nossa cabeça. Porém, a maioria de nós nunca parou para pensar que esse ideal começa pelas próprias mulheres. O homem ideal depende do tipo de mulher que somos, dos desejos que temos e em que acreditamos. Então, listamos alguns desses ideais ligados às mulheres, são os tipos mais críticos e mais comuns.

Ideal para a mulher perfeccionista

Quando falamos de ideal, quase nos remetemos à perfeição. Já que existem mulheres (não são poucas) que buscam isso num homem, nada melhor começar falando sobre essa situação. 

Nesse ideal, será difícil encontrar uma mulher que confesse que quer a perfeição (ou quase isso) num homem. A perfeccionista busca o “pacote completo”. Quer aquele que tenha, aja, compre, sinta, fale, ame e seja tudo o que ela sempre quis e sonhou. Ela quer aquele que, além de tocar no louvor, ensinar para as crianças, pregar e ser bonito, ele seja um esportista nato, muito inteligente e ainda goste de viajar. Pode ser que exista alguém assim, mas para quem é tão rigorosa, a lista do que “ele deve ser” nunca para por aí. Ela quer o impossível. Ela sempre quer mais. E muitas das que se encaixam nesse ideal ainda não perceberam isso. Algumas das perfeccionistas também acham que, por o rapaz ser cristão, ele deve ser perfeito ou nunca decepcionar. Mas ele não é e, enquanto viver, não vai ser.  

A busca por alguém impossível de encontrar faz com que a mulher perfeccionista sempre se entristeça. Seja por ele não ser aquilo que ela sonhou ou pela constante espera de conhecer esse homem. Certamente, o principal problema é que ainda não caiu a ficha dela de que nós, homens e mulheres, somos pecadores e imperfeitos. “Todos tropeçamos de muitas maneiras.”, é assim que começa Tiago 3:2. O próprio apóstolo Paulo diz em Romanos 7 que nada de bom é encontrado nele. Existem inúmeras passagens na Bíblia mostrando a imperfeição do homem. O nosso coração é mal por natureza, nós buscamos interesses próprios, nós pecamos contra o próximo e nós pecamos, principalmente, contra o Senhor.

Então, mulher perfeccionista, o ideal não seria querer um homem que seja perfeito.

Ideal para a mulher material

Diferente da perfeccionista, a mulher material só quer uma coisa num homem ideal: que ele tenha. Ela só namora aquele que tem carro e só continua se ele der presentes bons. Ela só casa com aquele que teria condições de comprar uma bela casa, de viajar várias vezes ao ano e de sustentar os seus luxos. Ela não seria capaz de sair do conforto que tem para ir abaixo do seu padrão. O verbo preferido da mulher material é “ter”. Para ela, não importa se ele não serve na igreja, se ele não tem uma vida devocional ou se ele não trata as pessoas bem. O seu principal foco é como ele vai sustentá-la. Esse é um extremo, mas existe.

Talvez você diga que isso não há dentro da igreja ou que está distante, mas a imagem do homem como provedor foi deturpada. Hoje as pessoas não se contentam com o necessário e, com toda certeza, está mais próximo do que você imagina. A própria família faz. Muitas vezes, a primeira pergunta que os pais fazem, “com a melhor das intenções”, ao saberem do novo namorado da filha é “o que ele faz da vida?”. Os olhos deles brilham quando a resposta é: estudante de engenharia, medicina ou direito. Para completar, só querem que as filhas casem depois que se formarem, tiverem um emprego fixo ou uma estabilidade financeira. O problema não é querer viver em boas condições, mas é ter isso como foco. Muitas vezes, esse pode ser o nosso próprio pensamento e também pode ser uma extensão dessa mulher material.

“Você diz: ‘Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada’. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu.” Apocalipse 3:17 fala da pessoa ligada somente ao material e distante do Senhor. Ao invés de rica é pobre, miserável e digna de compaixão. Além disso, as riquezas vêm do Senhor, Ele nos dá a vida e nos abençoa com algo que não é nosso (Ec 5:19).

Então, mulher material, o ideal não seria um homem que tenha boas condições financeiras.

Ideal para a mulher egocêntrica

Ela também é mimada e controladora. Ela é diferente das outras por, na maioria das vezes, mostrar o ideal que quer só depois que começa o namoro ou quando se casa. Essa mulher busca alguém que satisfaça as suas vontades. Ela quer um servo (dela) ao invés de um parceiro. O homem ideal para esse tipo de mulher é aquele que faz tudo o que ela quer. Sem importar-se com quem ele é ou quer ser, ela só quer alguém submisso, alguém que possa mostrar para as amigas como prêmio, que pode fazer o que quiser com ele, que caia nas suas chantagens emocionais e que a tenha como ídolo. Ela quer ficar acima de Deus e da família. O amor da mulher controladora é condicionado pelo que ele faz por ela. Uma extensão dessa mulher é a ciumenta, que quer que o homem ideal viva só para ela e por ela. A mulher egocêntrica não admite nada disso, mas quer um homem assim.

Esse problema também está ligado à motivação da própria mulher. As humildes e submissas vão se tornando escassas e a procura de muitas é pela inversão desse papel. Os homens submissos a elas são sua prioridade. Mas isso também não está certo, a Palavra de Deus é clara em várias passagens sobre isso. Em Efésios 5, diz que quem deve ser o cabeça é o homem. Além disso, as Escrituras nos alertam sobre pessoas egocêntricas “Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos”. Mesmo que seja mínimo em nós, quando somos esse tipo de mulher, certamente buscaremos um ideal que não agrada ao Senhor.

Então, mulher egocêntrica, o ideal não seria querer um homem que satisfaça suas vontades.

Ideal para a mulher impaciente

Já essa mulher não tem ideal nenhum. Ela está desiludida com tudo e com todos. Desistiu, diz que não tem mais opções, cansou de esperar e partiu para a busca. Ouviu tantos dizerem que ela deveria baixar o padrão que ela já não quer mais padrão nenhum. O homem ideal para ela só basta que frequente a igreja e em alguns casos nem isso. Essa mulher se apaixona pelo primeiro que puxa uma conversa mais longa com ela. Ás vezes, não importa se ele já é comprometido, o que ela quer é alguém.

A mulher impaciente já não se importa com o que Deus tem para ela, quer tomar as rédeas da situação, já não se satisfaz no Senhor. O foco dela é em alguém que não é Deus. Com certeza, essa também será infeliz. Esqueceu que a prova da fé dela produz perseverança e se contentou com menos que o melhor de Deus, agindo por si. “Espere no Senhor, seja forte! Coragem! Espere no Senhor.” “Descanse no Senhor e aguarde por Ele com paciência; não se aborreça…” Os Salmos 27 e 37 encorajam! Em Romanos, a paciência é tida como riqueza. 

Então, mulher impaciente, o ideal não seria deixar de esperar. 

O verdadeiro ideal

Tantas de nós buscamos orientações para encontrar um homem ideal e até chega o momento que algumas se perguntam onde estão os homens de Deus, mas não atentamos que quem também está errando somos nós. O erro começa em cada uma que deseja um ideal longe dos padrões bíblicos. O erro aparece dependendo da inclinação do nosso coração. Ao olhar para nós, devemos enxergar se somos ou não a mulher ideal que um homem de Deus gostaria de se casar. Só seremos assim a partir do momento que nos preocuparmos menos em encontrar alguém e mais em buscar o único homem perfeito e santo que existe: Jesus Cristo. Nosso foco deve ser Jesus. Nós devemos querer ser como Ele e, consequentemente, seremos levadas a pessoas que tem o mesmo foco. De modo natural, seremos atraídas ao homem ideal: àquele que é, primeiramente, pecador, que tem o coração entregue ao Senhor, que O ama e que tem sede da Palavra.

“Se Cristo habitar em seu coração, então você será atraído pelo Cristo que é manifesto na vida dela.” Paul Washer

“O coração de uma mulher deve estar tão próximo de Deus, que um homem deve persegui-Lo para encontrá-la.”  C.S.Lewis

Esse homem e mulher ideais sabem que são imperfeitos e buscam humildemente ser semelhantes ao Pai (Mt 5:48); sabem que a maior riqueza deles está no Senhor, que a melhor herança que podem deixar para os filhos é a Palavra de Deus e que o Senhor suprirá as necessidades daquele que busca primeiro o seu Reino  (Lc 12:31, Fp 4:19); esse homem sabe que deve liderar a mulher como Cristo à Igreja, e ela, o estimula à liderança. (Ef 5:25); e cada um estimula a caminhada espiritual do outro.

Um pecador ideal para você é o que Ele tem. Somente sendo como Cristo é que os dois serão capazes de, no Senhor, amar profundamente, corretamente e pacientemente esse pecador que irá passar o resto da vida ao lado.

Então, que nós, mulheres cristãs, estejamos satisfeitas no Senhor e que Ele seja o primeiro que nos atraia, muito antes de qualquer homem ideal. 





Fonte: Larissa Nóbrega em Evangelho Urbano
-----------------------------------------