quinta-feira, 29 de maio de 2014

As estranhas escolhas de Deus

O modo de Deus fazer as coisas é sempre surpreendente e, por vezes, estranho para a lógica humana. Parece que Deus vê as coisas de ponta cabeça. Para ilustrar isso basta fazer uma rápida viagem pela história bíblica.

Ele escolhe um jovem casal pobre para assumir a paternidade terrena de seu filho Jesus. 

Escolhe uma cidade longínqua e insignificante no interior da Palestina como local para o nascimento desse Filho.

Escolhe um grupo de pastores pobres, gente da periferia, como os primeiros convidados a conhecer o menino recém-nascido e o significado de seu nascimento.

Esse Filho, por sua vez, adota um comportamento estranho para a época e cultura:
Toca em leprosos, perdoa adúlteros, dialoga com prostituas, convive com pessoas de reputação suspeita, adota o amor e o perdão como respostas às atitudes e ações agressivas. 

Identifica as crianças como padrão de pureza e põe em questão a sabedoria dos adultos. 

Exalta os fracos e ignorantes e expõe a insensatez dos sábios e entendidos deste mundo. 

Faz sua entrada em Jerusalém como filho de Deus, o Messias, montado num jumento. Com essa atitude zomba da pretensão dos homens sempre ávidos por receberem homenagens e demonstrarem prestígio.

Confia a tarefa de anunciar a mais importante notícia de todos os tempos a um grupo de homens iletrados, sem educação refinada, que não conheciam os clássicos da literatura, nem da filosofia grega e nem da ciência. 

Escolhe a “loucura” da pregação como instrumento de anúncio da graça salvadora de Deus. 

Morre como um marginal sob as mais abjetas humilhações e transforma a cruz, antigo símbolo de maldição, em instrumento de salvação. E, por fim, subvertendo a ordem natural do mundo até aquele momento, ressuscita de modo glorioso para a absoluta derrota do inferno, para surpresa de seus perseguidores, e para a suprema alegria de seus seguidores e de todos os que nEle crêem. 

A ordinária lógica humana jamais será suficiente para compreendê-lo e nunca encontrará categorias para definí-lo. Nada nos resta a não ser cairmos diante dEle em adoração à semelhança do Apóstolo Paulo... “Oh profundidade das riquezas tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus... quem conheceu a mente do nosso Senhor?”




Fonte: Adenilson Ribeiro de Oliveira em Ultimato
------------------------------------------------