domingo, 7 de setembro de 2014

É tudo vaidade!

“Disse eu no meu coração: Ora vem, eu te provarei com alegria; portanto goza o prazer; mas eis que também isso era vaidade.” Eclesiastes 2:1

No livro de Eclesiastes, Salomão fala sobre a ilusão de viver buscando o prazer e a alegria nas coisas passageiras desse mundo. Por muito tempo ele buscou esses prazeres, buscou poder e riquezas, mas concluiu que nada disso fazia sentido. Ele acabou vivendo uma vida vazia e sem graça, porque mesmo alcançando todas essas coisas materiais e efêmeras, lhe faltava algo para trazer paz em seu interior.

Muitas pessoas agem como Salomão e acham que a felicidade está em curtir a vida ‘adoidado’, sem regras, sem limites, sem pudores, buscando o prazer incessantemente, buscando fama, dinheiro e poder. Mas o que na verdade acontece, é que todas essas coisas passam. A Bíblia diz lá em Mateus 6:19-20: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.”Ou seja, todas as coisas materiais que adquirimos aqui na Terra, um dia vão acabar, vão estragar, porque não são eternas. Assim como o prazer que as pessoas buscam em baladas, em bebidas, nas drogas, no sexo ilícito, na pegação, também passa. E o pior é que depois que passa a sensação que fica não é nada boa. Muitos ficam com ressaca e muita dor de cabeça no dia seguinte, muitos não lembram de nada que aconteceu, depois de tanto beber, e muitos acham graça disso tudo depois, mas, na verdade, quanto mais você ri desses fatos, mas o diabo ri de você. E é exatamente assim que ele quer te ver: bêbado, sujo, caído no chão, rindo da sua própria desgraça, passando na mão de todo mundo como um objeto, como um fantoche dele.

Em outras versões bíblicas, diz-se que tudo é ilusão. Salomão percebeu que o riso é tolice e que o prazer não serve pra nada. (Ec 2:2) Por que de que adianta viver da maneira que você quer, se o seu coração está longe de Deus? O único que pode nos dar verdadeira felicidade é Jesus Cristo. Nada que o mundo tem a oferecer se compara ao que Deus nos dá.

Salomão, o homem mais sábio do mundo, tirou suas próprias conclusões ao viver uma vida longe de Deus e felizmente chegou ao seguinte desfecho: “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.” (Eclesiastes 12: 13)

Devemos curtir a vida sim, mas uma vida saudável em Cristo Jesus. Nós podemos pular, cantar, dançar, gritar e aloprar na presença de Deus. “Tudo quanto tem fôlego, louve ao Senhor.” (Salmo 150:6) E devemos nos embriagar sim, mas do Espírito Santo. “Não vos embriagueis com vinho, que é uma fonte de devassidão, mas enchei-vos do Espírito”. (Ef 5:18)

Lembre-se que a vida aqui na Terra passa, mas a vida no Céu é eterna. Então, que a sua vida seja uma vida que alegra o coração de Deus e que a sua felicidade seja plena em Deus. Não busque os prazeres desse mundo, porque é tudo ilusão. Busque o prazer que há em servir a Deus e viver totalmente para seu louvor e sua glória. Deus te criou para Ele. Você é Dele e não do mundo!




Fonte: Incorruptível
------------------