segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Igreja publica cartilha com dicas de moda para orientar evangélicos

"Minha mãe quase me levou para a Febem. Eu usava drogas, namorava um traficante e sempre estava com roupas muito curtas, vulgares. Hoje o Espírito Santo me toca quando me visto."

Esse é o testemunho que Ana Carolina Xavier, 18, dá quando quer evangelizar as amigas que não entendem seu look atual: uma blusa branca abotoada até o colo e uma calça jeans que pouco delineia o corpo.

Com peças apropriadas "para adorar a Deus", ela frequenta o Templo de Salomão, espaço de proporções faraônicas para 10 mil pessoas construído pela Igreja Universal, aberto há um mês no Brás, zona leste de SP.

Como a maioria das 33 pessoas entrevistadas na saída de três encontros religiosos no templo, Ana Carolina não lê revistas de moda. Mas está atenta às instruções de sites evangélicos e às de Flavia Francellino, uma jovem repórter de comportamento do jornal institucional da igreja, a "Folha Universal".

"Esqueça legging", "observe se algo está marcando" e "não se maquie como se fosse para a São Paulo Fashion Week" estão entre as recomendações de Flavia, que publicou neste mês um texto chamado "O que vestir para ir ao Templo de Salomão", reproduzido nas redes sociais. Ela não quis dar entrevista para esta reportagem.


"Me vestia como uma qualquer, com shorts curtos para chamar a atenção", conta a auxiliar de enfermagem Tatiane Cardoso, 34.

"Perdi meu amor antes de entrar para a igreja porque usava tudo de forma vulgar. Hoje, se for para usar renda, que seja com uma blusa por baixo", diz a manicure e cabeleireira Aline de Jesus, 24.

VIRTUOSA ELEGANTE

As fieis afirmam que, independentemente da roupa, a mulher tem de estar "virtuosa". Isto é, "andar na moda, elegante, mas não mostrar tanto o corpo num lugar que é para você se reportar a Deus", explica a secretária curitibana Fernanda Martins, 21.

Ela, que usava um vestido estampado em tons de azul, diz escolher também as roupas do namorado, o eletricista Felipe José, 24. O casal se conheceu num programa de reuniões da igreja para aproximar jovens.
"Gosto de vesti-lo no estilo esporte fino", conta ela, enquanto ele, tímido, concorda com tudo. "Mas tem que estar com todos os botões fechados, né? Não gosto se ele sai com a camisa aberta."

À RISCA

Por meio de sua assessoria, a Igreja Universal afirma que não há regras de vestimenta para frequentar o Templo de Salomão e que as informações publicadas são pontos de vista dos profissionais do jornal.

A diarista Maria Helena Soares, 43, porém, gosta de seguir à risca as orientações dos pastores para não usar "regatas, bermudas, maquiagem pesada e bonés dentro do Templo." Ela usava uma saia até os pés combinada com blusa lilás e cachecol.

Dona de casa, Cleide Santos, 55, diz que "Deus vem mudando a visão do povo, evangelizando o mundo e fazendo as pessoas perceberem que o que importa é o caráter e a integridade. Amém?".


Fonte: Folha
------------